Propaganda e arte no cinema de Sergei Eisenstein
dc.contributor.advisor | Rossini, Miriam de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Candido, Luciana da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T04:49:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/249951 | pt_BR |
dc.description.abstract | A fusão de propaganda e arte no cinema de Sergei Mikhailovich Eisenstein é analisada neste trabalho dentro do contexto histórico e cultural da União Soviética na primeira metade do século XX. Os conceitos teóricos desenvolvidos pelo cineasta russo são apresentados a partir de uma pesquisa bibliográfica, da mesma forma que se apresenta um panorama geral da situação política da época, desde a Vanguarda Russa revolu cionária até os tempos de censura do estalinismo. A análise do filme Ivan, o Terrível permite uma melhor compreensão de como Eisenstein utilizava a sua arte para propa gar as suas idéias, mesmo em conjunturas adversas, no período estalinista, quando o Realismo Socialista virou a única doutrina artística aceita pelo regime. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Propaganda ideológica | pt_BR |
dc.subject | Eisenstein, Sergueï Mikhaïlovitch, 1898-1948 : Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | Propaganda e arte no cinema de Sergei Eisenstein | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000620521 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License