Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorBarchinski, Kellen Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-12T04:45:56Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249878pt_BR
dc.description.abstractO trabalho consiste em uma pesquisa que estuda as estratégias desenvolvidas por estudantes em construções digital e não-digital de protótipos de objetos com movimento. A pesquisa propõe a realização de experimento prático na forma de oficina em uma escola municipal de Canoas-RS, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A oficina propõe a construção de protótipos de objetos com movimento, nas formas digital e não-digital. O objetivo da investigação é analisar o que emerge de estratégias e conteúdos matemáticos nas construções realizadas pelos alunos. A análise teórica da pesquisa está sustentada pela teoria epistemológica de Jean Piaget e nas ideias de Seymour Papert sobre a relação entre as crianças e o computador, bem como a escola na era tecnológica no qual estamos inseridos. Abordamos também a relação dessas construções com ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos matemáticos-em-uso, em um ambiente de “faça o que é possível com os recursos que você tem”. Também foi possível observar avanços em relação à apropriação tecnológica dos participantes ao trabalhar com tecnologias digitais, em especial, com matemática dinâmica. A partir das análises realizadas, foi observado que alunos construtores, em ambientes digitais ou com materiais manipuláveis, trabalham com conteúdos matemáticos frequentemente, criando estratégias, elaborando projetos e realizando constantes aperfeiçoamentos em suas construções. A oficina gerou um produto didático, que pode ser adaptado e trabalhado em sala de aula por professores de Matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe work consists of research that studies the strategies developed by students in digital and non-digital constructions of prototypes of objects with movement. The research proposes to carry out a practical experiment in the form of a workshop in a municipal school in Canoas-RS, with students from the final years of Elementary School. The workshop proposes the construction of prototypes of objects with movement, in digital and non-digital forms. The objective of the investigation is to analyze what emerges from strategies and mathematical contents in the constructions carried out by the students. The theoretical analysis of the research is supported by Jean Piaget's epistemological theory and Seymour Papert's ideas about the relationship between children and the computer, as well as the school in the technological era in which we are inserted. We also approach the relationship of these constructions with ideas proposed by the Maker Culture and by the active methodologies. The survey results reveal that students developed diverse mathematical knowledge-in-use, in a “do what you can with the resources you have” environment. It was also possible to observe advances in relation to the technological appropriation of the participants when working with digital technologies, in particular, with dynamic mathematics. From the analyzes carried out, it was observed that student builders, in digital environments or with manipulable materials, work with mathematical content frequently, creating strategies, developing projects and making constant improvements in their constructions. The workshop generated a didactic product, which can be adapted and worked on in the classroom by Mathematics teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectMaker cultureen
dc.subjectCultura makerpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectDigital and non-digital constructionsen
dc.subjectMoving objectsen
dc.subjectActive methodologiesen
dc.titleConstrução de objetos com movimento nas formas digital e não-digital : onde está a matemática?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001150693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem