O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
View/ Open
Date
2011Author
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o ensino de psicologia no curso normal em nível médio. Para tanto foram entrevistadas seis docentes que ministram a disciplina de psicologia no curso normal nível médio em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho quantitativo e como instrumento de pesquisa foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Os dados levantados nos questionários foram organizados e ...
O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o ensino de psicologia no curso normal em nível médio. Para tanto foram entrevistadas seis docentes que ministram a disciplina de psicologia no curso normal nível médio em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho quantitativo e como instrumento de pesquisa foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Os dados levantados nos questionários foram organizados em quatro grupos: Formação Profissional, Situação Funcional da Docência em Psicologia, Atuação Profissional e Ensino de Psicologia. Constatou-se neste estudo que a maioria dos professores que ministram a disciplina de psicologia são pedagogos, atuantes no magistério a mais de dez anos, com experiência docente nos anos iniciais e que encontram na docência de psicologia uma complementação para sua carga horária. ...
Abstract
This study was designed with the aim of analyzing the teaching of psychology course in high school. Therefore, we interviewed six teachers who teach the discipline of psychology in the normal middle schools in the metropolitan region of Porto Alegre. The methodology used was a quantitative research as a research tool and were interviewed from a structured questionnaire. The data collected in the questionnaires were organized into four groups: Training, Functional Status of Teaching in Psycholog ...
This study was designed with the aim of analyzing the teaching of psychology course in high school. Therefore, we interviewed six teachers who teach the discipline of psychology in the normal middle schools in the metropolitan region of Porto Alegre. The methodology used was a quantitative research as a research tool and were interviewed from a structured questionnaire. The data collected in the questionnaires were organized into four groups: Training, Functional Status of Teaching in Psychology, Education and Professional Practice of Psychology. It was found in this study that most teachers who teach the discipline of psychology are educators, working in teaching for over ten years, with teaching experience in early years and that the teaching of psychology are a complement to his workload. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License