A efemeridade e a permanência : práticas informacionais em perfil do Instagram com a temática de ciência e maternidade
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Estudo de práticas informacionais no Instagram com a temática de ciência e maternidade. Apresenta como questão problema: Como se constituem as práticas informacionais em perfil do Instagram que se propõe a realizar comunicação de ciência? O objetivo norteador da pesquisa foi compreender as práticas informacionais realizadas no perfil do Instagram @maternidade.com.ciencia, a partir de postagens nos stories e comentários publicados no feed. O estudo caracterizou-se por ser netnográfico de naturez ...
Estudo de práticas informacionais no Instagram com a temática de ciência e maternidade. Apresenta como questão problema: Como se constituem as práticas informacionais em perfil do Instagram que se propõe a realizar comunicação de ciência? O objetivo norteador da pesquisa foi compreender as práticas informacionais realizadas no perfil do Instagram @maternidade.com.ciencia, a partir de postagens nos stories e comentários publicados no feed. O estudo caracterizou-se por ser netnográfico de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Refletimos sobre a incidência de uma influência digital peculiar, que envolve o cientista e a audiência em torno de tópicos relativos ao conhecimento científico que auxiliam nas demandas sociais cotidianas. Em razão das dimensões individual e coletivas dos sujeitos envolvidos (cientista Instagrammer e seguidores); da tipologia de dados publicados (imagem e texto) e da dualidade encontrada no Instagram - efemeridade (stories) e permanência (feed); o percurso metodológico compreendeu a conjunção de distintos procedimentos e técnicas de análise conformando-se numa abordagem multimétodo. Por conseguinte, fizemos uso da observação assistemática, da participação não obstrutiva, da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e da Análise de Discurso Mediada por Computador (HERRING, 2004, 2007). Desse modo, da funcionalidade stories o corpus se constituiu de 220 postagens de março a abril de 2021 e do feed, o corpus compreendeu 245 threads referente ao primeiro quadrimestre de 2021. As análises dos dados do stories apontaram para práticas informacionais elencadas em oito categorias emergidas, a saber: ações de informação, contexto, estratégias de humanização, fontes, hipermídias, perfil envolvido na marcação, recursos de edição e intencionalidade. A Análise de dados do feed foi realizada sob a perspectiva dos fatores sociais e situacionais adaptada da proposição de Herring (2007) que compreendeu seis categorias: características dos participantes, temática, estrutura de participação, extensão da thread, tópico motivador e tom do discurso. As práticas informacionais empiricamente identificadas, estão fundamentadas tanto em quesitos instrumentais que se relacionam às facilidades tecnológicas, quanto em perspectivas que envolvem uma complexidade de fatores, incluindo a autoexpressão de ideias e intencionalidades da cientista idealizadora do perfil (aspectos individuais) e da audiência – essencialmente composta por mulheres (aspectos coletivos), em relação a questões do cotidiano, bem como às conjunturas que englobam a desinformação em torno de enfoques científicos relacionados à saúde desse público, passando pela atuação política como o ativismo em prol de uma sociedade com mais equidade de gênero, especialmente no ambiente acadêmico. As práticas informacionais efetivadas pelos sujeitos envolvidos nesta pesquisa desvelaram processos informacionais e comunicacionais engendrados em comportamentos não convencionais ou ainda não categorizados no âmbito da ciência, havendo o imbricamento de outros contextos sociais além do científico. Essas questões relacionadas à informação são potencializadas pelo ajustamento à cultura da ambiência digital que evidencia as ações cotidianas dos indivíduos. ...
Abstract
This thesis deals with the study of informational practices on Instagram regarding the topic of science and maternity. It presents the following problem statement: How are informational practices put into place on the Instagram profile that makes science communication? The guiding objective of the study was to understand the informational practices undertaken on the Instagram profile @maternidade.com.ciencia, from stories and comments published in the feed. The study followed the method of appl ...
This thesis deals with the study of informational practices on Instagram regarding the topic of science and maternity. It presents the following problem statement: How are informational practices put into place on the Instagram profile that makes science communication? The guiding objective of the study was to understand the informational practices undertaken on the Instagram profile @maternidade.com.ciencia, from stories and comments published in the feed. The study followed the method of applied netnography, with a qualitative approach and exploratory-descriptive design. The thesis discusses topics related to informational practices, digital ambience, digital influence, science communication, social media and Instagram, with an eye to their conceptual and contextual aspects and establishing relationships between them. We reflect on the incidence of a peculiar type of digital influence, involving the scientist and the audience around topics related to science knowledge that help in everyday social demands. Due to the individual and collective dimensions of the subjects involved (Instagrammer scientist and followers); the typology of published data (image and text); and the duality found on Instagram – ephemerality (stories) and permanence (feed), the methodological course involved bringing together different procedures and analysis techniques, settling on a multimethod approach. Therefore, we made use of unsystematic observation, unobtrusive participation, Content Analysis (BARDIN, 2011) and Computer-Mediated Discourse Analysis (HERRING, 2004, 2007). Thus, from the stories, the corpus consisted of 220 posts from March to April 2021, and from the feed, the corpus comprised 245 threads referring to the first four months of 2021. The analysis of the data collected from stories pointed to informational practices listed in eight categories that emerged, namely: information actions, context, humanization strategies, sources, hypermedia, tagged profiles, editing resources and intentionality. The feed data analysis was carried out from the perspective of social and situational factors adapted from Herring (2007), which comprised six categories: participant characteristics, theme, participation structure, thread length, motivating topic and speech tone. The informational practices identified empirically are based both on instrumental matters related to technological devices, and on perspectives that involve several factors, including self-expression of ideas and intentions of the scientist who idealized the profile (individual aspects) and the audience – essentially composed of women (collective aspects), in relation to everyday issues. It also has to do with the conjunctures that encompass disinformation around scientific approaches related to the health of this public, including political action such as activism in favor of a society with more gender equity, especially in the academic environment. The informational practices carried out by the subjects involved in this research revealed informational and communicational processes engendered in unconventional behaviors or which have not yet been categorized in the scope of science, involving social contexts other than the scientific one. These issues related to information are enhanced by cultural adjustment to the digital environment that are part of individuals’ everyday lives. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)
Este item está licenciado na Creative Commons License