O cinema e o merchandising : uma análise das inserções comerciais dentro das produções da Globo Filmes
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Date
2007Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A realização deste trabalho procurou, através de pesquisa bibliográfica e análises de filmes, evidenciar a quantidade e o impacto das inserções comerciais dentro da narrativa cinematográfica brasileira, mais especificamente no período chamado de retomada. Em primeiro lugar, foi apresentada uma breve história do cinema, traçando sua evolução e suas primeiras relações com a publicidade, tanto em termos de linguagens e significações como, também, nas questões de divulgação, promoção e distribuição ...
A realização deste trabalho procurou, através de pesquisa bibliográfica e análises de filmes, evidenciar a quantidade e o impacto das inserções comerciais dentro da narrativa cinematográfica brasileira, mais especificamente no período chamado de retomada. Em primeiro lugar, foi apresentada uma breve história do cinema, traçando sua evolução e suas primeiras relações com a publicidade, tanto em termos de linguagens e significações como, também, nas questões de divulgação, promoção e distribuição das obras. Depois, a chamada “retomada” do cinema nacional, nos anos 90 foi o foco do trabalho, principalmente a partir da criação da Globo Filmes, em 1998. Por último, realizou-se a análise das películas. Frente aos resultados, foi possível observar o quanto a publicidade está integrada com o cinema nacional como mídia, e como essa relação funciona a partir do momento em que uma empresa com prestígio resolveu investir no mercado cinematográfico brasileiro. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
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