Mostrar el registro sencillo del ítem
Direito à cidade, cidadania e movimentos sociais urbanos : possíveis abordagens didático-pedagógicas
dc.contributor.advisor | Marx, Vanessa | pt_BR |
dc.contributor.author | Cruz, Vitor Filipe Volpi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T04:51:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/249816 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo investigar as potencialidades da abordagem didático-pedagógica dos temas cidadania, movimentos sociais urbanos e direito à cidade com alunos do ensino médio. Buscamos analisar aspectos do documento Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCGEM), sobretudo no que se refere às competências e habilidades de ensino das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) que estão descritas no documento, no intuito de relacioná-las com o planejamento didático-pedagógico executado durante o estágio docente que foi realizado com os alunos do terceiro ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além da análise documental do RCGEM e de conceitos e teorias da sociologia urbana utilizados no decorrer do estágio, o artigo procura identificar, através das respostas e comentários dos alunos a respeito das atividades realizadas, de que maneira o desenvolvimento dos temas cidadania, movimentos sociais urbanos e direito à cidade reverberou entre eles, e quais foram os desdobramentos conceituais surgidos durante o processo de aprendizagem. Por fim, pode-se concluir que as competências e habilidades das CHSA presentes no RCGEM contribuíram com o exercício de realizar um planejamento didático voltado para as discussões dos temas propostos, e que as noções de privilégio e de identitarismo apareceram de maneira contundente nos comentários dos alunos, permitindo reconhecer esses tópicos como alguns desdobramentos conceituais que poderiam ser melhor trabalhados se as CHSA tivessem mais carga horária no currículo da educação básica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to investigate the potential of the didactic-pedagogical approach to citizenship, urban social movements and the right to the city with high school students. We seek to analyze aspects of the document Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCGEM), especially with regard to the competences and teaching skills of the Applied Human and Social Sciences (CHSA) that are described in the document, in order to relate them to the didactic-pedagogical planning carried out during the teaching internship that was carried out with the third year students of the College of Application of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). In addition to the documental analysis of the RCGEM and of the concepts and theories of urban sociology used during the internship, the article seeks to identify, through the students' responses and comments about the activities carried out, how the development of the themes citizenship, urban social movements and right to the city reverberated between them, and what were the conceptual developments that emerged during the learning process. Finally, it can be concluded that the skills and abilities of the CHSA present in the RCGEM contributed to the exercise of carrying out a didactic planning focused on discussions about the proposed themes, and that the notions of privilege and identity appeared in a forceful way in the students' comments, allowing us to recognize these topics as some conceptual developments that could be better addressed if CHSA had more time in the basic education curriculum. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Citizenship | en |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais urbanos | pt_BR |
dc.subject | Urban social movements | en |
dc.subject | Right to the city | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Direito à cidade, cidadania e movimentos sociais urbanos : possíveis abordagens didático-pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001151317 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)