Música, política e comunicação pública : uma abordagem etnomusicológica na TVE-RS e Rádio FM Cultura
Fecha
2022Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A presente dissertação objetiva trazer a público construções e reflexões sobre aspectos das transformações sociais, musicais e políticas no campo da comunicação pública, com enfoque na dimensão musical, buscando observar o que a análise - com olhar etnomusicológico - pode trazer sobre questões envolvendo história, radiodifusão, os arquivos radiofônicos e audiovisuais da TVERS e da Rádio FM Cultura, práticas profissionais e uma série de outros eventos e situações permeados pelo contexto musical ...
A presente dissertação objetiva trazer a público construções e reflexões sobre aspectos das transformações sociais, musicais e políticas no campo da comunicação pública, com enfoque na dimensão musical, buscando observar o que a análise - com olhar etnomusicológico - pode trazer sobre questões envolvendo história, radiodifusão, os arquivos radiofônicos e audiovisuais da TVERS e da Rádio FM Cultura, práticas profissionais e uma série de outros eventos e situações permeados pelo contexto musical no passado, no presente e no futuro dessas emissoras públicas como festivais de música, manifestações públicas e situações de conflito, levando em conta o imediato quadro de digitalização, cultura de convergência tecnológica e o colonialismo de dados. A etnografia atenta ao momento político atual do Brasil, articulando as peculiaridades da pesquisa à minha trajetória pessoal entre musicistas, instituições e profissionais da comunicação pública. Busca-se fazer uma análise da programação e da construção da identidade musical da Rádio FM Cultura a partir das narrativas musicais e sobre o sonoro trazidos pelos interlocutores. Este processo é realizado dentro de uma abordagem dialógica, interdisciplinar, transdisciplinar, multissituada e multivocal, desde os seus arquivos audiovisuais e institucionais. A pesquisa objetiva trazer luz a eventos específicos envolvendo uma diversidade de processos musicais, políticos e de conflito que ocorreram na TVE-RS/FM Cultura em contraste com alguns dos mais relevantes sistemas e emissoras de comunicação pública do Brasil e no mundo. Ao longo da pesquisa são conduzidas entrevistas semiestruturadas, presenciais e online, bem como revisão bibliográfica pertinente, buscando compreender e identificar alguns dos processos de (des)valorização sofridos por diferentes instituições de comunicação pública ao longo da sua existência. Constata-se diversas problemáticas e desafios inerentes ao campo pesquisado, principalmente no tocante a um histórico e constante processo de ingerência política que frequentemente tem afetado negativamente diversas emissoras públicas. Ao longo da dissertação são apresentadas diversas reflexões, links com material audiovisual e fotográfico abordando tópicos como memória, história, ingerências, sensibilidades, etnomusicologia, comunicação pública e perspectivas de futuro para a área. Ao final, são relacionados aspectos da filosofia kintsugi, osettai e kaizen com a trajetória pessoal do pesquisador, numa perspectiva interseccional com o campo, buscando a construção de significados, possíveis lições e interpretações, com base nas entrevistas e observações realizadas ao longo de 8 anos, convidando o leitor a vestir as lentes de diversos interlocutores, alguns com mais de quarenta anos de ligação com a TVE-RS e a Rádio FM Cultura. ...
Abstract
The present dissertation aims to bring to the public constructions and reflections on aspects of social, musical and political transformations in the field of public broadcasting, with a focus on the musical dimension, seeking to observe what the analysis - with an ethnomusicological gaze - can bring out in relation to issues involving history, radiophonic practices, the audiovisual archives of TVE-RS and FM Cultura Radio, professional practices and a series of other events and situations perme ...
The present dissertation aims to bring to the public constructions and reflections on aspects of social, musical and political transformations in the field of public broadcasting, with a focus on the musical dimension, seeking to observe what the analysis - with an ethnomusicological gaze - can bring out in relation to issues involving history, radiophonic practices, the audiovisual archives of TVE-RS and FM Cultura Radio, professional practices and a series of other events and situations permeated by the musical context in the past, present and future of these public institutions such as music festivals, public manifestations and conflict situations, taking into account the immediate framework of digitalization, technological convergence and data colonialism. The ethnography is attentive to the current political situation in Brazil, articulating peculiarities of the research with my own personal trajectory in between musicians, public broadcasting institutions and professionals. It seeks to analyze the musical programming and the historical construction of the musical identity of FM Cultura Radio, taking as a starting point the musical narratives on sound brought by the interlocutors. This process is carried out within a dialogic, interdisciplinary, transdisciplinary, multisituated and multivocal approach, from the audiovisual and institutional archives. The research aims to shed light at specific events involving a diversity of musical, political and conflict processes that took place at TVE-RS/FM Cultura in contrast to some of the most relevant public broadcasting systems and broadcasters in Brazil and around the world. Throughout the research semi-structured, face-to-face and online interviews are conducted, as well as a pertinent bibliographic review, seeking to comprehend and identify some of the (de)valuation processes suffered by different public communication institutions throughout their existence. It is verified several problems and challenges inherent to the field of research, especially with regard to a historical and constant process of political interference which has often negatively affected several public broadcasting institutions. Throughout the dissertation, several reflections are presented, links with audiovisual and photographic material covering topics such as memory, history, interferences, sensitivities, ethnomusicology, public broadcasting and future perspectives for the area. In the end, aspects of the kintsugi, osettai and kaizen philosophies are related with the personal trajectory of the researcher, in an intersectional perspective with the field, seeking the construction of meanings, possible lessons and interpretations, based on interviews and observations carried out over 8 years, inviting the reader to put on the lenses of several interlocutors, some with more than forty years of connection with TVE-RS and FM Cultura Radio. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
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Lingüística, Letras y Artes (2877)Música (414)
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