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dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorPedreira, Michele Irigaray Moiséspt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T04:50:49Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249782pt_BR
dc.description.abstractAborda o marketing de relacionamento e o interno, comenta aspectos relativos à comunicação interna voltados às unidades de informação. Tem como objetivo principal mostrar que a utilização do marketing interno e de marketing de relacionamento geram a aproximação e a fidelização do usuário em longo prazo. Adota a metodologia com abordagem qualitativa e o método de estudo de casos múltiplos para o levantamento e o tratamento dos dados. Utiliza a entrevista estruturada como instrumento de coleta dos dados. A pesquisa de campo ocorre em duas unidades de informação, uma de caráter público, pertencente à instituição de cunho privado e outra universitária, especializada, vinculada à organização pública. Conclui que a utilização do marketing interno e do marketing de relacionamento geram a aproximação e a fidelização do usuário em longo prazo. Recomenda que seja aprofundada a pesquisa e que sejam desenvolvidas outras na mesma área. Sugere a criação e a utilização de bancos de dados de clientes/usuários. Recomenda que o perfil do bibliotecário seja dinâmico, comunicativo, agente de mudanças criativo e dialético.pt_BR
dc.description.abstractThis study approaches the relationship marketing and the internal marketing, comments about aspects of internal communicationin units of information. mainly it should be pointed out that the use of the internal marketing and the relationship marketing generate the approximation to and the fidelization of the client/user in the long run. It adopts the methodology of qulitative discussion and the method of study of multiple cases in regard of capturing and processing of the data. It uses the structured interview as instrument of collection of the data. The field research takes place in two units of information, one of public character belonging to a private institution and the other a university, specialized, linked to a public organization. It concluded that the use of internal marketing and relationship marketing generate the approximation to and the fidelization of the client/user in the long run. It recommends that the research is deepened and that other are developed in the same area. It suggests the creation and use of users databases. It recommends that the librarian´s profile is dynamic, communicative, a creative agent of changes and dialectic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectRelationship marketingen
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectInternal marketingen
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectUnits of informationen
dc.subjectTotal qualityen
dc.subjectCustomer/ useren
dc.subjectProfessional of the informationen
dc.titleAs Novas formas de Marketing e as unidades de informação: uma convivência necessáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000717994pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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