Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAnzanello, Michel Josépt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Anderson Bertarellopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T04:50:45Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249779pt_BR
dc.description.abstractO aumento da concorrência especialmente no setor de serviços faz com que as empresas procurem melhores práticas gerenciais. Nesse contexto, técnicas de clusterização vêm ganhando espaço para identificar ações que se adequem melhor aos perfis dos colaboradores. Além disso, técnicas da Psicologia Pessoal, especialmente a área de análise de personalidade tem ampla aplicação em estudos e empresas. O presente artigo aborda a clusterização por k-means e Fuzzy C-Means, avaliados através do Silhouette Index (SI), além da análise de componentes principais das amostras em uma loja de uma franquia de academia. As amostras foram caracterizadas tanto por características sociodemográficas e sua relação com a empresa, bem como seus escores nos testes de personalidade baseados no Five Factors Model (FFM). Os resultados indicam a formação dois grupos que se diferenciam especialmente em idade, tempo de empresa, salário e cargo, além de acompanhar os maiores escores no FFM. Os clusters formados foram analisados gerencialmente, possibilitando a proposição de ações para cada grupo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise de clusterspt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleAgrupamento de funcionários baseado no Big Five Model em uma franquia de academiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141544pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples