Show simple item record

dc.contributor.advisorGarcia, Sandro Ruduitpt_BR
dc.contributor.authorKenne, Pamelapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T04:50:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249768pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo central analisar as estratégias institucionais imbricadas no processo de reestruturação do mercado agropecuário na Metade Sul. O foco da pesquisa ocorre sobre os grupos dominantes do campo econômico. Os objetivos específicos tratam-se de a) caracterizar a reestruturação produtiva da Metade Sul do período recente, e b) identificar as principais ações estratégicas sobre as mudanças institucionais. A perspectiva analítica adotada foi a abordagem institucional presente no arcabouço teórico-metodológico da linha de estudos da sociologia econômica e da sociologia dos mercados. As principais técnicas utilizadas foram a análise de conteúdo e a análise estatística de dados secundários. As conclusões podem ser sintetizadas no fato de que o mercado agropecuário na Metade Sul reorienta a sua estrutura produtiva de acordo com a estratégia macroeconômica adotada no Brasil, ampliando intensamente a sua produção de soja e demais commodities agropecuárias destinadas à exportação. Nesse processo, ocorre a incorporação incremental de tecnologias e se constitui um discurso de inovação para o setor. A garantia de recursos públicos foi essencial para a estabilização desse mercado. Verifica-se que os atores dominantes se organizam estrategicamente para controlar e estabelecer as instituições que lhes beneficiam. As principais estratégias adotadas foram a integração e coalizão entre agentes econômicos; diversificação e adesão a novas tecnologias produtivas; controle de políticas de preços e concorrência. Para isso, acionam-se táticas como enquadramento interpretativo, intermediação de interesses, e envolvimento com o campo estatal. Além disso, a posição dominante no mercado e a capacidade de estabilizar as instituições é constituída mediante o acesso a recursos como as relações privilegiadas com os campos estatais, a legitimidade social e o poder econômico, que neste caso está alicerçado na estrutura fundiária regional.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this essay is to analyse the institutional strategies intertwined in the process of restructuring the agricultural market in the Southern Half. The researches’ focus is over the dominant groups of the economic field. The specific objectives are a) characterizing the productive reestructuracion of the Southern Half in the recent periods; and b) identifying the main strategic actions concerning institutional changes. The techniques utilized were: The conduction of semi structured interviews; analysis of documents and means of communication, and statistical analysis of the data. The conclusions can be summarized in the fact that the agricultural market in the Southern Half redirects its productive structure according to the macroeconomic strategy adopted in Brazil, intensively expanding its production of soy and other agricultural commodities destined to export. In this process, the incremental incorporation of technologies occurs and an identity of innovation is constituted in the sector. The warrant of public resources was essential for the development of this market. It is verified that the dominant actors organize themselves strategically in order to control and establish the institutions that benefit them. The main strategies adopted were the integration and coalization between economic agents; diversification and adhesion to productive innovations; control over price and competition policies. For this, tactics like interpretative framing, the intermediation of interests and involvement with the State are activated. Furthermore, the dominant position in the market and power to stabilize the institutions is constituted through access to resources such as the privileged relations with the State, social legitimacy and the economic power, which in this case is grounded in the regional land structure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSouthern Halfen
dc.subjectInstituiçõespt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectInstitutionsen
dc.subjectSociologia econômicapt_BR
dc.subjectMarketen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEconomic Sociologyen
dc.titleEstratégias institucionais para o mercado agropecuário: reestruturação produtiva na Metade Sul do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001150136pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record