A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir da documentação museológica: as experiências do curso de Museologia da UFRGS
dc.contributor.author | Faria, Ana Carolina Gelmini de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Ana Celina Figueira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T05:02:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-5436 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/249718 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo propõe analisar como o curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem atuado na for-mação de habilidades e competências do profissional museólogo voltadas a temas da documentação museológica. O processo teórico-metodológico tem sido exercido a partir da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, fundamentado em duas experiências extensionistas: o programa Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias (2017- atual) e o projeto Gestão de Acervos Museológicos da UFRGS (2018 - atual). Propõe-se, com essas experiências, que os discentes tenham autonomia para diagnosticar e propor estratégias e procedi-mentos que visem a preservação e difusão de referências culturais, tornando-se multiplicadores do acesso ao patrimônio cultural e da democratização da informação gerada a partir desses bens. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article proposes to analyze how the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) Museology Bachelors course has acted in the formation of skills and competences of professional museologists focused on museological documentation themes. The theoretical-methodological process has been exercised from the inseparability of teaching, research and extension, based on two extension experiences: the Museology pro-gram at UFRGS: trajectories and memories (2017-current) and the UFRGS Museum Collection Management project (2018 - current). With these experiences, the idea is that students have autonomy to identify, discuss and propose strategies and procedures aimed at the preservation and dissemination of cultural references, becoming multipliers of access to cultural heritage and the democratization of information generated from these sources. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Museologia & Interdisciplinaridade. Brasília, DF. Vol. 11, nesp (ago. 2022), p. 19-41 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Museum documentation | en |
dc.subject | Documentação museológica | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Museological Documentation in the Museology Course at the Federal University of Rio Grande do Sul | en |
dc.subject | Collections management | en |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | University extension | en |
dc.subject | Inseparability teaching | en |
dc.subject | Research and extension | en |
dc.title | A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir da documentação museológica: as experiências do curso de Museologia da UFRGS | pt_BR |
dc.title.alternative | The inseparability of teaching, research and extension based on museological documentation: the experiences of the Museology course at UFRGS | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149677 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39951)Applied and Social Sciences (4073)