Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBlankenheim, Thaíspt_BR
dc.contributor.authorPizzinato, Adolfopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Angelo Brandellipt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T05:02:00Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1982-4327pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249709pt_BR
dc.description.abstractThe themes of sexuality and gender must be addressed at all stages of schooling. However, there is a certain invisibility during childhood, as well as a lack of interventions focused on educators. This study aimed to evaluate the effectiveness of a formative intervention about sexuality and gender in teachers of Early Childhood Education, in relation to the level of prejudice and attitudes related to sexual and gender diversity, gender roles, and educational competences for working with LGBT students. In total, 37 teachers participated in the study. Descriptive statistics and bivariate analyses were performed in the form of parametric tests (paired samples t-tests) and a thematic analysis. The intervention was positively evaluated, the prejudice level was significantly reduced and there was an immediate effect in relation to the application of knowledge. We suggest the development of interventions on subtle manifestations of prejudice towards sexual diversity and gender roles.en
dc.description.abstractAs temáticas de sexualidade e gênero devem ser trabalhadas em todas as etapas da escolarização. Contudo, verifica-se certa invisibilidade no contexto da infância e uma carência de trabalhos com educadores/as. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras/es de Educação Infantil, em relação ao nível de preconceito e de atitudes relacionadas à diversidade sexual e de gênero, aos papéis de gênero e às competências educacionais para trabalhar com estudantes LGBT. Trinta e sete professoras/es participaram. Foram realizadas estatísticas descritivas, análises bivariadas na forma de testes paramétricos (testes t de amostras pareadas) e uma análise temática. A intervenção foi avaliada de maneira positiva, o nível de preconceito reduziu significativamente e houve um imediato efeito em relação à aplicação dos conhecimentos. Sugerimos o desenvolvimento de intervenções sobre manifestações sutis de preconceito à diversidade sexual e aos papéis de gênero.pt_BR
dc.description.abstractLos temas de sexualidad y género deben ser abordados en todas las etapas de la escolaridad. Sin embargo, existe cierta invisibilidad en el contexto de la infancia y escasos trabajos con los/las educadores/as. El objetivo de este estudio fue evaluar la eficacia de una intervención formativa en sexualidad y género para profesores/as de Educación Infantil, con relación al nivel de prejuicios y actitudes relacionadas con la diversidad sexual y de género, roles de género y competencias educativas para el trabajo con estudiantes LGBT. Participaron 37 profesores/ras. Se realizaron estadísticas descriptivas, análisis bivariados en forma de pruebas paramétricas (pruebas t de muestras apareadas) y un análisis temático. La intervención fue evaluada positivamente, se redujo significativamente el nivel de prejuicio y hubo un efecto inmediato con relación a la aplicación de conocimientos. Se sugiere desarrollar intervenciones sobre manifestaciones sutiles de prejuicio a la diversidad sexual y los roles de género.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofPaidéia. Ribeirão Preto, SP. Vol. 32, (2022), e3216, p. 1-9pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPrejudiceen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidades
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectGéneroes
dc.subjectCrianza del niñoes
dc.subjectPrejuicioes
dc.titleEvaluation of a formative intervention on sexuality and gender for early childhood education teacherspt_BR
dc.title.alternativeAvaliação de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras de educação infantil modelo teóricopt
dc.title.alternativeEvaluación de una intervención formativa sobre sexualidad y género para profesoras de educación infantil es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001150350pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples