Princípios orientadores da prática projetual e docente de Bornancini e Petzold
dc.contributor.author | Curtis, Maria do Carmo Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T04:49:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-5596 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/249647 | pt_BR |
dc.description.abstract | A trajetória no design industrial de Bornancini e Petzold (1962/2005) exemplifica como a prática projetual precede o ensino formal do design no Rio Grande do Sul. É notório que seu trabalho contribuiu ao desenvolvimento tecnológico industrial e gerou inovação no projeto de produto em âmbito regional, nacional e internacional. Para destacar que o legado da parceria não se restringe ao fator tecnológico, o objetivo do artigo é identificar nexos teórico-metodológicos entre sua trajetória com abordagens contemporâneas do design. Apresenta-se princípios orientadores da prática projetual e docente da parceria, os quais evidenciam como a integração interpessoal, o fator interacional, é determinante no processo de desenvolvimento de projeto, conhecimento que pode ser explicitado no ensino em design. | pt_BR |
dc.description.abstract | Bornancini and Petzold's career in industrial design (1962/2005) exemplifies how design practice precedes formal design education in Rio Grande do Sul. It is notorious that their work contributed to industrial technological development and generated innovation in product design at a regional, national and international level. To emphasize that the legacy of the partnership is not restricted to the technological factor, the aim of the article is to identify theoretical-methodological links between its trajectory and contemporary approaches to design. Thus, the guiding principles of the partnership's design and teaching practice are presented, which show how interpersonal integration, the interactional factor, is decisive in the project development process, knowledge that can be explained in design education design education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Arcos design. Rio de Janeiro. Vol. 12, n.2 (2019), p. 71-89 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design education | en |
dc.subject | Bornancini, José Carlos Mário | pt_BR |
dc.subject | Petzold, Nelson Ivan | pt_BR |
dc.subject | Industrial design | en |
dc.subject | Interaction factor | en |
dc.subject | Design industrial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Design | pt_BR |
dc.subject | Desenho industrial | pt_BR |
dc.title | Princípios orientadores da prática projetual e docente de Bornancini e Petzold | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149644 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (41542)Applied and Social Sciences (4249)