Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
View/ Open
Date
2022Type
Title alternative
Orthogonal Projection: a Dynamic Geometry approach
Proyección Ortogonal: un enfoque de Geometría Dinámica
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Os resultados da investigação apontam que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento de habilidades espaciais de a ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Os resultados da investigação apontam que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento de habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações nas quais a projeção ortogonal é solicitada. Os estudos revelaram, também, a importância de os alunos explorarem construções dinâmicas com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A Geometria Dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser. ...
Abstract
The present work aims to analyze how the dynamic software GeoGebra 3D can enhance the understanding of orthogonal projection in High School through activities inspired by National High School Exam (ENEM).The collected data were analyzed under the studies of Gutiérrez (1996) involving spatial visualization, spatial skills and dynamic geometry. The results show that GeoGebra contributed to the development of spatial skills of some students and, mainly, to the construction of situations in which o ...
The present work aims to analyze how the dynamic software GeoGebra 3D can enhance the understanding of orthogonal projection in High School through activities inspired by National High School Exam (ENEM).The collected data were analyzed under the studies of Gutiérrez (1996) involving spatial visualization, spatial skills and dynamic geometry. The results show that GeoGebra contributed to the development of spatial skills of some students and, mainly, to the construction of situations in which orthogonal projection is requested. Studies have also revealed the importance of students exploring dynamic constructions with orthogonal projection before venturing to build them. Dynamic Geometry was important for students to verify the non-trivial hypotheses they appear to be. ...
Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo analizar cómo El software dinâmico GeoGebra 3D puede mejorar La comprensión de La proyección ortogonal em Bachillerato através de actividades inspiradas em El Examen Nacional de de Enseñanza Media (ENEM). Los datos recolectados fueron analizados a la luz de lós estúdios de Gutiérrez (1996) que involucran visualización espacial, habilidades espaciales y geometria dinámica. Los resultados de La investigación indican que GeoGebra contribuyó AL desarrollo de ...
El presente trabajo tiene como objetivo analizar cómo El software dinâmico GeoGebra 3D puede mejorar La comprensión de La proyección ortogonal em Bachillerato através de actividades inspiradas em El Examen Nacional de de Enseñanza Media (ENEM). Los datos recolectados fueron analizados a la luz de lós estúdios de Gutiérrez (1996) que involucran visualización espacial, habilidades espaciales y geometria dinámica. Los resultados de La investigación indican que GeoGebra contribuyó AL desarrollo de habilidades espaciales de algunos Estudiantes y, principalmente, a La construcción de situaciones em lãs que se solicita La proyección ortogonal. Los estúdios también revelaron La importância de que los Estudiantes exploren construcciones dinâmicas com proyección ortogonal antes de aventurarse a construirlas. La Geometría Dinámica fue importante para que lós Estudiantes verificasen situaciones no triviales que lós parecen ser. ...
In
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Vol. 8 (2022), n. 1, 20 p., e2005
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40305)Exact and Earth Sciences (6158)
This item is licensed under a Creative Commons License