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dc.contributor.authorRamos, Luciana Dominguespt_BR
dc.contributor.authorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T04:49:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2177-7691pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249612pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem por finalidade identificar, nas propostas pedagógicas das escolas da rede municipal de São Leopoldo/RS, as possibilidades e modalidades apresentadas para o uso pedagógico das mídias e da tecnologia, considerando as demandas da Cultura Digital.O arcabouço teórico do estudo expõe contribuições de autores como Italo Calvino, Henry Jenkins e Dinorá Fraga, bem como considerações apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia empregada foi de análise de conteúdo dos projetos dasescolas para o uso dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia (EVAM). O trabalho conclui que o panorama da rede de ensino é multifacetado, evidenciando propostas focadas no domínio e uso da tecnologia enquanto ferramenta de apoio, alinhadas à pesquisa e acesso à informação, bem como vinculadas à criação e comunicação. Em casos pontuais, as propostas atendem a todas estas possibilidades. No entanto, o fato de a inclusão digital ser apresentada pelo município como uma política pública indica um cenário vantajoso no sentido de ampliar essas dimensões a todas as instituições, por meio de ações de fomento e formação de professores, previstas em referenciais normativos da educação como a BNCC.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to identify, among the pedagogical proposals of schools of the city systems of São Leopoldo/RS, the possibilities and modalities presented to use pedagogically the media and the technology, considering the demands of Digital Culture. The theoretical framework of the study displays contributions of scholars such as Italo Calvino, Henry Jenkins and Dinorá Fraga, as well as considerations pointed out by the Brazilian Common Core Standards (BNCC). The methodology applied was content analysis of school projects to be used at Learning and Multimedia Spaces (EVAM). This dissertation concludes that the outlook of the teaching system is multifaceted, demonstrating proposals focused on mastering and using technology as a support tool, along with research and access to information, as well as linked to creation and communication. Some specific proposals satisfy all these possibilities. However, the fact that digital inclusion is presented by the city as a public policy points to a favorable scenario because it broadens these dimensions to all institutions, through actions of promotion and teacher training, also provided by educational regulations of reference, such as the BNCC.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterfaces da Educação. Paranaíba. Vol. 12, n. 34 (2021), p. 165-184pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectBrazilian Common Core Standardsen
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectSão Leopoldo (RS)pt_BR
dc.subjectSão Leopoldoen
dc.titleAs demandas da BNCC e a educação em tempos de cultura digital : análise das propostas dos espaços virtuais de aprendizagem e multimídia em uma rede municipal de educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe requirements of the Brazilian Common Core Standards and Education in Times of Digital Culture : an analysis of the proposals for the Virtual Learning and Multimedia Spaces of a city school systemen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001149908pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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