Show simple item record

dc.contributor.advisorNunes, Silvia Balestreript_BR
dc.contributor.authorCamargo, Daniela Aquinopt_BR
dc.date.accessioned2010-08-05T04:18:13Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24945pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta e analisa a Consulta Encenada a partir do encontro entre arte e a especialidade de Medicina de Família e Comunidade no Projeto de Habilidades de Comunicação do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa descreve o processo de criação de personagens, feito de forma peculiar, em colaboração entre atores e médicos, com inspiração em histórias de pacientes reais complementadas pela ficção. A criação, a relação entre as subjetividades dos atores e dos médicos na cena, a noção de fé cênica, o contato e atualização dos sentimentos e da memória foram essenciais para a construção do trabalho. A partir de entrevistas e de materiais como anotações, roteiros e transcrição de uma Consulta Encenada, foi possível descrever e analisar o processo de desenvolvimento do Projeto ancorando-se em estudos sobre o trabalho criativo do ator desenvolvidos por Stanislavski e Grotowski. A verdade dos sentimentos e a ideia de jogo são fundamentais para compreender o papel do ator na experiência.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents and analyses the so-called Staged Appointment (Consulta Encenada) developed from the meeting between art and the area of Medical Studies called Family and Community, in the Project of Communication Skills at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The research describes the process of creating characters, which is done in a very peculiar way, in collaboration with actors/actresses and physicians, based on real patients’ life stories complemented by fictional work. The creation, the relation between the subjectivity of the actors/actresses and physicians on stage, the concept of staging faith, as well as the contact and updating of the senses/feelings and the memories were considered essential to the construction of this work. Also, it was from interviews and from material such as annotations, scripts and the transcription of a Staged Appointment that we were able to describe and analyze the developing process of the Project having as a fundamental basis the studies of the acting creative work developed by Stanislavski and Grotowski. The truth of the feelings and the idea of the game are fundamental to understand the role of the actor/actress in the experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActingen
dc.subjectGrupo Tear.pt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMedicine of family and communityen
dc.subjectMedicina de família e comunidadept_BR
dc.subjectMeetingsen
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectGameen
dc.subjectFé cênicapt_BR
dc.subjectStaging faithen
dc.titleTudo sobre Soraya : composição da personagem e atuação na consulta encenadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000750646pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record