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dc.contributor.advisorBarcellos, Julio Otavio Jardimpt_BR
dc.contributor.authorBartmann, Tainá Machadopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-17T05:11:21Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249122pt_BR
dc.description.abstractA cadeia da carne bovina produz carnes com diferentes atributos, conforme seus diferentes sistemas de produção. A carne a pasto tem potencial para ser um produto diferenciado e faz parte de um nicho de mercado pouco explorado no Brasil. Neste sentido, iniciativas como a Alianza del Pastizal vem sendo desenvolvidas para aliar a produção de carne no Pampa com a conservação da biodiversidade do bioma. Porém, para vender carne com atributos diferenciados é preciso conhecer as tendências de consumo globais para entender se o produto se encaixa no mercado. O objetivo deste trabalho é identificar quais atributos da carne da Alianza del Pastizal estão alinhados com as tendências de consumo de carne. Foi realizada uma revisão bibliográfica para identificar e descrever os atributos da carne a pasto e as tendências globais relacionadas a carne, especialmente a da Alianza del Pastizal. Foram analisados artigos científicos, relatórios de consumo e livros, e foram encontradas 8 tendências globais de consumo de carne. Foram descritos os indicadores da carne a pasto conforme seu alinhamento com cada tendência. Por fim, foi elaborado um esquema para posicionar a carne da Alianza dentro das tendências, conforme os indicadores. As tendências de consumo de carne mais citadas em artigos e relatórios foram a sustentabilidade, seguido de bem-estar animal e certificações. A diminuição de consumo de carne foi uma das tendências levantadas e se mostra um desafio para a marca, assim como a rastreabilidade. As tendências sustentabilidade, mercado premium, valorização das tradições e experiências gastronômicas são as que estão mais alinhadas com a carne da Alianza del Pastizal.pt_BR
dc.description.abstractThe beef supply chain offers beef with distinct attributes in its different production systems. Grass-fed beef is a differentiated product and is part of an underexplored market niche in Brazil. There are initiatives such as the Alianza del Pastizal that seek combining beef production in the Pampa with the biome’s biodiversity conservation. However, to sell beef with differentiated attributes, it is necessary to know the global consumption trends to understand if the product fits the market. Therefore, the aim of this research is to identify which attributes of Alianza del Pastizal beef are in line with beef consumption trends. A literature review was carried out to identify and describe the attributes of grass-fed beef, especially beef from Alianza del Pastizal. Eight global trends in beef consumption were found in scientific papers, consumption reports and books. Grass-fed beef indicators that are aligned with the concepts of each trend were described. Finally, a scheme was developed to position Alianza del Pastizal beef within trends, according to the indicators. The most cited beef consumption trends in articles and reports were sustainability, followed by animal welfare and certifications. The decrease in beef consumption was one of the trends that indicates a challenge for the initiative, as well as traceability. The trends sustainability, premium market, appreciation of traditions and gastronomic experiences are the ones that are most in line with the Alianza del Pastizal beef.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBioma Pampapt_BR
dc.subjectNiche marketen
dc.subjectProdução animalpt_BR
dc.subjectPampa biomeen
dc.subjectCertificação de produtopt_BR
dc.subjectAnimal productionen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectQualidade da carnept_BR
dc.subjectBeef certificationen
dc.titleTendências de consumo de carne a pasto : perspectivas para a Alianza del Pastizalpt_BR
dc.title.alternativeGrass-fed beef trends : perspectives for the Alianza del Pastizalen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Tamara Esteves dept_BR
dc.identifier.nrb001144066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Agronomiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationZootecnia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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