Mostrar el registro sencillo del ítem
Centro Natatório da Escola de Educação Física da UFRGS : espaço de transformações
dc.contributor.advisor | Mazo, Janice Zarpellon | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Marco Antonio Ávila de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-08-03T04:18:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/24904 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo refere-se à história do Centro Natatório da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de suas instalações servirem de palco para atividades de ensino e de pesquisa, que norteiam a formação de professores nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, muitas ações e programas são oferecidos para a comunidade em geral, por meio dos projetos de extensão. As atividades de extensão universitária, desenvolvidas pelo Centro Natatório, cumprem um importante papel social, consolidando o compromisso com os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo descrever a trajetória do Centro Natatório da ESEF/UFRGS, identificando as mudanças ocorridas desde a sua criação, na década de 1970, até a década de 1990, período este marcado pela transformação de seus projetos de extensão. Para tanto, a presente pesquisa, inscrita nas dimensões teórico-metodológicas da História Cultural e da Memória, foi realizada por meio de consultas a documentos e entrevistas. Tais documentos e entrevistas foram analisados com base na perspectiva metodológica da História Oral e da Análise Documental. Evidencia-se com este trabalho que o Centro Natatório sofreu diversas mudanças administrativas tanto no que tangencia a utilização de seus espaços como na sua manutenção. Além disso, a transformação de suas ações em projetos de extensão foi um processo gradual e lento que resultou das mudanças de concepção por parte dos professores e da própria universidade. O Centro Natatório representa um importante espaço que muito contribui, gerando recursos financeiros à Escola, mas fundamentalmente, porque possibilita o exercício da prática docente aos estudantes da ESEF e proporciona, à comunidade em geral, a troca de conhecimentos, ensinamentos e afetos. Devido a tudo isso, é considerado um importante “espaço de transformações”. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escola de educação física da UFRGS : História | pt_BR |
dc.title | Centro Natatório da Escola de Educação Física da UFRGS : espaço de transformações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000750125 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Educación Física (1260)