Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos : Brasil, 2006 - 2020
dc.contributor.author | Kraemer, Graciele Marjana | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Luciane Bresciani | pt_BR |
dc.contributor.author | Witchs, Pedro Henrique | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T05:02:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-0801 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/249026 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo compreende uma análise de inspiração bibliométrica da produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Foram analisadas 92 pesquisas, sendo 75 dissertações e 17 teses, produzidasentre os anos de 2006 e 2020. As pesquisas estão inscritas em oito campos temáticos, quais sejam, Docência, Educação Bilíngue, Cultura e Diferença Surda, Estudos da Tradução, Fonoaudiologia, Inclusão, Linguística da Língua de Sinais e Literatura Surda. Verifica-se uma inscrição analítica que compreende a surdez como diferença cultural em que a língua de sinais referenda o paradigma socioantropológico e contribui na constituição de determinados saberes e na organização de práticas educacionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents an analysis inspired by bibliometrics regarding the production of scientific papers by the Interinstitutional Research Group on Deaf Education (GIPES). Ninety-two research papers (75 master's theses and 17 doctoral dissertations)produced from 2006 to 2020 were analyzed. This investigation evidenced that GIPES conducted research in eight thematic fields, namely, Teaching, Bilingual Education, Deaf Culture and Difference, Translation Studies, Speech Therapy, Inclusion, Linguistics of Sign Language and Deaf Literature. Deafness was understood as a cultural difference in which sign language endorses the socio-anthropological paradigm and contributes to both the construction of certain knowledges and the organization of educational practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Textura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 24, n. 59 (jul./set. 2022), p. 172-205 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Deaf education | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Research group | en |
dc.subject | Bibliometric analysis | en |
dc.title | Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos : Brasil, 2006 - 2020 | pt_BR |
dc.title.alternative | Production of scientific research by an Interinstitutional Group of Research on Deaf Education : Brazil, 2006 - 2020 | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149020 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)