Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos : Brasil, 2006 - 2020
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Production of scientific research by an Interinstitutional Group of Research on Deaf Education : Brazil, 2006 - 2020
Resumo
O presente estudo compreende uma análise de inspiração bibliométrica da produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Foram analisadas 92 pesquisas, sendo 75 dissertações e 17 teses, produzidasentre os anos de 2006 e 2020. As pesquisas estão inscritas em oito campos temáticos, quais sejam, Docência, Educação Bilíngue, Cultura e Diferença Surda, Estudos da Tradução, Fonoaudiologia, Inclusão, Linguística da Língua de Sinais e Literatura Surda. Verifica- ...
O presente estudo compreende uma análise de inspiração bibliométrica da produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Foram analisadas 92 pesquisas, sendo 75 dissertações e 17 teses, produzidasentre os anos de 2006 e 2020. As pesquisas estão inscritas em oito campos temáticos, quais sejam, Docência, Educação Bilíngue, Cultura e Diferença Surda, Estudos da Tradução, Fonoaudiologia, Inclusão, Linguística da Língua de Sinais e Literatura Surda. Verifica-se uma inscrição analítica que compreende a surdez como diferença cultural em que a língua de sinais referenda o paradigma socioantropológico e contribui na constituição de determinados saberes e na organização de práticas educacionais. ...
Abstract
This paper presents an analysis inspired by bibliometrics regarding the production of scientific papers by the Interinstitutional Research Group on Deaf Education (GIPES). Ninety-two research papers (75 master's theses and 17 doctoral dissertations)produced from 2006 to 2020 were analyzed. This investigation evidenced that GIPES conducted research in eight thematic fields, namely, Teaching, Bilingual Education, Deaf Culture and Difference, Translation Studies, Speech Therapy, Inclusion, Linguis ...
This paper presents an analysis inspired by bibliometrics regarding the production of scientific papers by the Interinstitutional Research Group on Deaf Education (GIPES). Ninety-two research papers (75 master's theses and 17 doctoral dissertations)produced from 2006 to 2020 were analyzed. This investigation evidenced that GIPES conducted research in eight thematic fields, namely, Teaching, Bilingual Education, Deaf Culture and Difference, Translation Studies, Speech Therapy, Inclusion, Linguistics of Sign Language and Deaf Literature. Deafness was understood as a cultural difference in which sign language endorses the socio-anthropological paradigm and contributes to both the construction of certain knowledges and the organization of educational practices. ...
Contido em
Textura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 24, n. 59 (jul./set. 2022), p. 172-205
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License