Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSoares, Laura Valladares de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorLuce, Bruno Fortespt_BR
dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-16T05:00:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248991pt_BR
dc.description.abstractA pandemia evidenciou a importância de o bibliotecário atuar e promover ações no âmbito educacional para contribuir com a comunidade nos aspectos relacionados à informação, às mídias e ao conhecimento científico, promovendo a inclusão e a cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como o bibliotecário, no âmbito das instituições de ensino, atua como educador durante o período da pandemia, por meio de ações relacionadas com a alfabetização científica, midiática e informacional para o desenvolvimento da competência informacional. Para verificar através de que ações esse profissional coloca em prática seu papel educativo, realizou-se um estudo de caso com bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico e como resultado foi possível elencar 26 (vinte e seis) tipos de ações educativas relacionadas com a Alfabetização Midiática e Informacional e 5 (cinco) relacionadas com a Alfabetização Científica. Além disso, verificou-se que apesar do distanciamento social exigido em tempos de pandemia e por questões de saúde, o bibliotecário segue realizando ações educativas em diferentes âmbitos mediados pelas tecnologias.pt_BR
dc.description.abstractThe pandemic highlighted the importance of librarians acting and promoting actions in the educational field to contribute to the community in aspects related to information, media and scientific knowledge, promoting inclusion and citizenship. The main objective of this research is to verify how the librarian, within educational institutions, acts as an educator during the pandemic period, through actions related to scientific, media and information literacy for the development of information competence. To verify through which actions this professional put into practice his educational role, a case study was carried out with librarians who work in school libraries and university libraries in the State of Rio Grande do Sul. The collected data were analyzed based on the theoretical framework and as a result, it was possible to list 26 (twenty-six) types of educational actions related to Media and Information Literacy and 5 (five) related to Scientific Literacy. In addition, it was found that despite the social distance required in times of pandemic and for health issues, the librarian continues to carry out educational activities in different areas mediated by technologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas. Vol. 11, n. 1 (2022), 5547, 16 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectEducational actions of the librarianen
dc.subjectMedia and information literacyen
dc.subjectBibliotecáriospt_BR
dc.subjectAlfabetização digitalpt_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeScientific literacy and media and information literacy : educational actions of the librarian in the pandemic timesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145848pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples