A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
dc.contributor.author | Soares, Laura Valladares de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Luce, Bruno Fortes | pt_BR |
dc.contributor.author | Estabel, Lizandra Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T05:00:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8079 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248991 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia evidenciou a importância de o bibliotecário atuar e promover ações no âmbito educacional para contribuir com a comunidade nos aspectos relacionados à informação, às mídias e ao conhecimento científico, promovendo a inclusão e a cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como o bibliotecário, no âmbito das instituições de ensino, atua como educador durante o período da pandemia, por meio de ações relacionadas com a alfabetização científica, midiática e informacional para o desenvolvimento da competência informacional. Para verificar através de que ações esse profissional coloca em prática seu papel educativo, realizou-se um estudo de caso com bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico e como resultado foi possível elencar 26 (vinte e seis) tipos de ações educativas relacionadas com a Alfabetização Midiática e Informacional e 5 (cinco) relacionadas com a Alfabetização Científica. Além disso, verificou-se que apesar do distanciamento social exigido em tempos de pandemia e por questões de saúde, o bibliotecário segue realizando ações educativas em diferentes âmbitos mediados pelas tecnologias. | pt_BR |
dc.description.abstract | The pandemic highlighted the importance of librarians acting and promoting actions in the educational field to contribute to the community in aspects related to information, media and scientific knowledge, promoting inclusion and citizenship. The main objective of this research is to verify how the librarian, within educational institutions, acts as an educator during the pandemic period, through actions related to scientific, media and information literacy for the development of information competence. To verify through which actions this professional put into practice his educational role, a case study was carried out with librarians who work in school libraries and university libraries in the State of Rio Grande do Sul. The collected data were analyzed based on the theoretical framework and as a result, it was possible to list 26 (twenty-six) types of educational actions related to Media and Information Literacy and 5 (five) related to Scientific Literacy. In addition, it was found that despite the social distance required in times of pandemic and for health issues, the librarian continues to carry out educational activities in different areas mediated by technologies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas. Vol. 11, n. 1 (2022), 5547, 16 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Competência em informação | pt_BR |
dc.subject | Educational actions of the librarian | en |
dc.subject | Media and information literacy | en |
dc.subject | Bibliotecários | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização digital | pt_BR |
dc.subject | Scientific literacy | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Scientific literacy and media and information literacy : educational actions of the librarian in the pandemic times | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001145848 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Biológicas (3173)