A interação entre os corpos nas aulas de educação física : uma experiência construída no ensino fundamental de uma escola pública
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo tem como objetivo a compreensão dos efeitos e/ou desdobramentos pedagógicos que a discussão sobre a interação entre os corpos provoca em uma turma de estudantes de 5o ano de Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, assim como a reflexão sobre a construção da docência de uma estudante de Licenciatura em Educação Física. A revisão de literatura aponta a importância da inserção de temas que permeiam a interação entre os corpos como conteúdo da Educação Física Esc ...
O presente estudo tem como objetivo a compreensão dos efeitos e/ou desdobramentos pedagógicos que a discussão sobre a interação entre os corpos provoca em uma turma de estudantes de 5o ano de Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, assim como a reflexão sobre a construção da docência de uma estudante de Licenciatura em Educação Física. A revisão de literatura aponta a importância da inserção de temas que permeiam a interação entre os corpos como conteúdo da Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utiliza da pesquisa narrativa para descrever e discutir experiências construídas no âmbito do estágio docente na escola. Foram usados diários de campo para relatar as vivências em aula ao longo do estágio de docência, os quais após uma seleção foram conceituados e agrupados em categorias para serem analisados. ...
Abstract
The present study aims to understand the effects and/or pedagogical consequences that the discussion about the interaction between bodies causes in a class of 5th grade students of a public school in Porto Alegre, as well as the reflection on the construction of the teaching of a graduate student in Physical Education. The literature review points to the importance of inserting themes that permeate the interaction between bodies as content of Physical Education in schools. It is a qualitative r ...
The present study aims to understand the effects and/or pedagogical consequences that the discussion about the interaction between bodies causes in a class of 5th grade students of a public school in Porto Alegre, as well as the reflection on the construction of the teaching of a graduate student in Physical Education. The literature review points to the importance of inserting themes that permeate the interaction between bodies as content of Physical Education in schools. It is a qualitative research that uses narrative research to describe and discuss experiences built within the scope of the teaching internship at school. Field diaries were used to report on classroom experiences throughout the teaching internship, which after a selection were conceptualized and grouped into categories to be analyzed. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License