Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online
dc.contributor.advisor | Silveira, Raquel da | pt_BR |
dc.contributor.author | Goulart, Lucas Natan Leite | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T04:54:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248894 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho foi o de investigar a transição dos professores que davam aulas coletivas presencial e migraram para as aulas coletivas online no período da pandemia. Com esse estudo, buscou-se saber: o que mudou na rotina de cada entrevistado; quais foram os maiores desafios das aulas online; as estratégias que adotaram para fazer as transmissões das aulas; a aceitação dos alunos; saber se continuarão com o projeto online, mesmo depois que passar o período de isolamento; e o retorno após meses dando aulas virtuais. Essa análise foi realizada através de pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada. Para isso, foram entrevistados três professores de aulas coletivas que trabalham na cidade de Porto Alegre/RS. Através desse trabalho, foi possível constatar que a rotina dos entrevistados mudou bastante, pois dois, dos três entrevistados, transmitiam as aulas de suas casas. O terceiro, mesmo gravando as aulas de uma academia, utilizava apenas um dia da sua semana para gravar todas as aulas, diminuindo assim, o ritmo intenso que tinha antes da pandemia. Os maiores desafios encontrados foram: a falta da interação com os alunos; encontrar a melhor estratégia para transmitir as aulas e reter os alunos por um período tão longo de tempo nas as aulas virtuais. Enfim, posso concluir que a rotina dos professores mudou bastante no período da pandemia, porém não deixou menos trabalhoso o seu dia, pois as aulas online também demandam bastante engajamento e tempo para planejar, estruturar e executar as aulas. A aceitação dos alunos foi muito boa no início da pandemia, mas foi diminuindo a presença deles nas aulas, gradativamente, conforme os meses foram passando. Diante disso, todos os professores pretendem continuar com o trabalho online, porém, contarão apenas como uma renda extra no seu salário, pois ainda não enxergam as aulas online como algo concreto na vida das pessoas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work was to investigate the transition of teachers who gave collective classes in person and migrated to online collective classes during the pandemic period. With this study, we sought to know: what changed in the routine of each interviewee; what were the biggest challenges of online classes; the strategies they adopted to make the transmissions of the classes; acceptance of students; whether they will continue with the project online, even after the isolation period has passed; and return after months giving virtual lessons. This analysis was performed through qualitative research, using the semi-structured interview as a methodological tool. For this, three teachers of collective classes working in the city of Porto Alegre/RS were interviewed. Through this work, it was possible to verify that the interviewees' routine changed a lot, because two of the three interviewees transmitted the classes from their homes. The third, even recording the classes of a gym, used only one day of his week to record all classes, thus decreasing the intense rhythm he had before the pandemic. The greatest challenges encountered were: the lack of interaction with students; find the best strategy to broadcast the classes and retain students for such a long period of time in the virtual classes. Anyway, I can conclude that the routine of teachers has changed a lot in the period of the pandemic, but it has not left less laborious their day, because online classes also require a lot of engagement and time to plan, structure and execute the classes. The students' acceptance was very good at the beginning of the pandemic, but gradually decreased their presence in the classes as the months went by. Therefore, all teachers intend to continue with online work, but will count only as an extra income in their salary, because they still do not see online classes as something concrete in people's lives. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Collective online classes | en |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 (2020-) | pt_BR |
dc.subject | Coronavirus pandemic | en |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Professional performance | en |
dc.title | Tornando-se professor virtual em tempo de pandemia : reflexões sobre aulas coletivas online | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149449 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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