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dc.contributor.advisorBandeira, Marília Martinspt_BR
dc.contributor.authorEspindola, Angelo Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T04:53:37Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248877pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo revisa na literatura acadêmica dos últimos cinco anos, as mais recentes recomendações para o ensino de educação ambiental vinculada com práticas de aventura na educação física escolar. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, que busca encontrar argumentações semelhantes e diferentes entre fontes, de maneira a produzir uma síntese. Como resultados encontrou-se que a maioria dos estudos concorda que modelos de exploração não sustentáveis geraram desastres ambientais que levaram ao não mais questionamento da importância dos cuidados com o ambiente e seu conhecimento mais íntimo para sua consideração, assim potencializando a ascensão das aventuras em ambientes naturais como atividades de lazer e esporte em sociedades ocidentais. A prática de aventura no ambiente escolar se tornou uma unidade temática obrigatória dentro dos currículos escolares da sociedade brasileira no ano de 2018, porém muitos professores se sentem ainda despreparados e a execução da prática em muitos colégios, principalmente os públicos, necessitam de inúmeras adaptações, o que justifica a relevância do presente estudo. Esses problemas vêm ao encontro às questões socioculturais e políticas que afetam tanto a estrutura escolar como o conhecimento prévio do professor. Consideramos para fechamento que a literatura indica que a prática de aventura pode proporcionar vivências nas quais o aluno, além de desenvolver seu corpo e suas habilidades, seja sozinho ou em grupo, desenvolve valorização do meio ambiente natural. Ou seja, as práticas de aventura são oportunidade para atender a legislação que determina a educação ambiental como conteúdo transversal, mas é preciso melhor formação e suporte aos professores.pt_BR
dc.description.abstractThe present study searches the academic readings for necessary recommendations for the practice of adventure, linked to the proposals for environmental education within the school environment. The methodology used is the integrative review, which analyzes articles, seeking similar and different arguments from each author. The capitalist context generated questions about the importance of caring for the environment, creating the rise of adventures in our society. The practice of adventure in the school environment is based on socio-cultural, political contexts, in the teacher's specialty, in the safety of the place, in the need for adaptations and in other specificities that can change the form of the practice. Adventure practice provides experiences in which the student, in addition to developing his body and skills, whether alone or in a group, creates an appreciation of the environment. However, for the teacher to provide such practice with quality and safety, they must be valued and invested.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical education at schoolen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEsporte de aventurapt_BR
dc.subjectOutdoor sportsen
dc.titleEducação ambiental vinculada ao ensino de práticas corporais de aventura na educação física escolar : uma revisãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001149557pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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