A educação permanente : dispositivo para a atenção psicossocial na Estratégia Saúde da Família
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este é um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, vinculado à pesquisa “Ações de Saúde Mental da Estratégia de Saúde da Família: um estudo avaliativo, em que se estuda a Reforma Psiquiátrica que propõe uma mudança de paradigma em saúde mental, em que o sujeito com transtorno psiquiátrico deve ser atendido no território e inserido em uma rede social. O encontro entre a saúde mental e a atenção básica, por meio da ESF, pode auxiliar o indivíduo com transtorno mental em sua reinserção social na ...
Este é um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, vinculado à pesquisa “Ações de Saúde Mental da Estratégia de Saúde da Família: um estudo avaliativo, em que se estuda a Reforma Psiquiátrica que propõe uma mudança de paradigma em saúde mental, em que o sujeito com transtorno psiquiátrico deve ser atendido no território e inserido em uma rede social. O encontro entre a saúde mental e a atenção básica, por meio da ESF, pode auxiliar o indivíduo com transtorno mental em sua reinserção social na comunidade. O objetivo do estudo é o de analisar a educação permanente na ESF como dispositivo para a atenção psicossocial a partir da perspectiva dos profissionais. As informações foram coletadas mediante o registro de entrevistas semiestruturadas com os 14 profissionais de 2 equipes da ESF, no ano de 2008. Da análise emergiram três categorias empíricas: a) necessidade da educação permanente em saúde mental; b) dificuldades para realizar o cuidado em saúde mental; c) o trabalho na ESF e a educação permanente em saúde mental. Os resultados revelam a necessidade de educação permanente, pois prevalece a orientação do modelo biomédico nas ações de saúde mental, e o preconceito sobre transtornos psiquiátricos. Conclui-se, a partir da análise dos dados, que a educação permanente é um dispositivo que pode propiciar a transformação do processo de trabalho dos profissionais da ESF, para que ocorra o avanço do modelo psicossocial, fortalecendo ações de atenção psicossocial no espaço do território. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License