Efeitos da pandemia na rotina das pessoas que frequentavam atividades aquáticas
Fecha
2020Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este estudo, de conclusão de curso tem como tema: a atividade física na pandemia do coronavírus. Seu objetivo foi compreender como está a rotina das pessoas que estão desde março sem ir na academia de ginástica fazer as aulas coletivas na piscina. Sua rotina de trabalho modificou? A atividade física se mantém, de que maneira? Que recursos utilizam para manter essa manutenção? Para responder essas questões escolhi como metodologia uma pesquisa com abordagem qualitativa e utilizei como ferramenta ...
Este estudo, de conclusão de curso tem como tema: a atividade física na pandemia do coronavírus. Seu objetivo foi compreender como está a rotina das pessoas que estão desde março sem ir na academia de ginástica fazer as aulas coletivas na piscina. Sua rotina de trabalho modificou? A atividade física se mantém, de que maneira? Que recursos utilizam para manter essa manutenção? Para responder essas questões escolhi como metodologia uma pesquisa com abordagem qualitativa e utilizei como ferramenta metodológica a entrevista semi-estruturada. Entrevistei 4 pessoas que frequentavam uma academia de ginástica de Porto Alegre/RS, e que praticavam aulas coletivas na piscina. Sistematizei os resultados em três momentos: (1) Um breve apontamento sobre as(os) entrevistadas(os) antes da pandemia; (2) As implicações da pandemia nessas trajetórias: rotinas; (3) Atividade física na pandemia: entre dificuldades e adequações. Sobre o primeiro momento, constatei que a rotina dessas pessoas eram intensas, e que praticavam atividades aquáticas de três a seis vezes por semana antes da pandemia. No segundo momento, constatei que a rotina delas mudaram completamente, permanecendo mais tempo em casa devido ao distanciamento social, se comunicando com os familiares e amigos através da internet. No terceiro momento, constatei que três delas não estão praticando atividade física em casa, por diversos motivos, dentre estes: não tem o professor para orientar; não se adaptaram com as aulas online através do formato live ou gravadas que eram disponibilizadas pela academia de ginástica; por não ter materiais em casa; pelo ambiente de casa não favorecer; falta de motivação; e por gostar das atividades na piscina e não ter uma em casa. Já a pessoa que manteve suas atividades físicas em casa passou por um processo de aprendizagem. Experimentando fazer o que lembrava dos exercícios que executava na academia de ginástica em casa, depois assistindo o que era disponibilizado pela academia, até chegar nas aulas online ministradas por um pernosal trainer. Portanto, esse trabalho conclui que a rotina dessas pessoas mudaram bruscamente por causa da pandemia, e dentre essas mudanças as atividades físicas também foram alteradas. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37362)Tesinas Educación Física (1260)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License