Show simple item record

dc.contributor.advisorSouza, André João dept_BR
dc.contributor.authorPassari, Émerson dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-09-10T05:15:03Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248637pt_BR
dc.description.abstractO Hardox® é um aço martensítico, caracterizado por elevada dureza e resistência ao desgaste abrasivo, cada vez mais empregado nas indústrias agrícola, mineradora e de transporte. Em determinados contextos, sua aplicação exige a fabricação de componentes através de usinagem, onde comumente se necessita atingir elevada produtividade e baixa rugosidade na superfície usinada. Neste cenário, a otimização de parâmetros de corte e a correta aplicação dos meios lubrirrefrigerantes possuem um papel fundamental para atingir tais objetivos. Desta forma, este trabalho visa investigar os efeitos e otimizar os parâmetros de corte, além de avaliar diferentes condições lubrirrefrigerantes no fresamento frontal do Hardox® 450 considerando a força de usinagem e a rugosidade da superfície usinada. O estudo avaliou as parcelas estática e dinâmica da força de usinagem, suas componentes ativa e passiva, e as rugosidades média, média parcial e total. Foram utilizados insertos de metal duro com revestimento PVD. As condições lubrirrefrigerantes avaliadas foram: fluido de corte em abundância, usinagem a seco, e nanofluido (NF) à base de flocos de grafeno multicamadas (MLG) aplicado em quantidade reduzida (RQL). Para planejar e processar os dados estatísticos coletados, utilizou-se o projeto de experimentos de Box-Behnken. Os resultados obtidos mostram-se favoráveis à utilização do NF-RQL pois gerou os menores valores de rugosidade e valores de força similares aos demais métodos para as condições de corte abordadas, além de configurar uma alternativa de menor impacto ambiental frente à lubrificação abundante.pt_BR
dc.description.abstractHardox® is martensitic steel characterized by high hardness and resistance to abrasive wear, increasingly used in the agricultural, mining, and transport industries. In specific contexts, its application requires components manufactured through machining, where it is commonly necessary to achieve high productivity and low roughness on the machined surface. In this scenario, the cutting parameters’ optimization and the correct application of lubricating means play a fundamental role in achieving these goals. Thus, this work aims to investigate the effects and optimize the cutting parameters, even evaluate the different lubricooling conditions in end milling of Hardox® 450 considering the machining force and surface roughness. The study evaluated the static and dynamic portions of the machining force, its active and passive components, and the average, partial mean, and total roughness. PVD-coated carbide inserts were used. Cutting fluid in abundance, dry machining, and multilayer graphene-based nanofluid (NF-MLG) applied in reduced quantity lubrication (RQL) were the lubricooling conditions evaluated. The Box-Behnken design of experiments was used to plan and process the collected statistical data. The results obtained are favorable to use NF-MLG because it generated the lowest roughness values and force values similar to the other methods for the cutting conditions addressed, besides configuring an alternative with less environmental impact against abundant lubrication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFresamentopt_BR
dc.subjectHardox® 450en
dc.subjectNanofluidsen
dc.subjectAço de alta resistênciapt_BR
dc.subjectLubrificaçãopt_BR
dc.subjectReduced quantity lubricationen
dc.subjectUsinagempt_BR
dc.subjectMachining forceen
dc.subjectSurface roughnessen
dc.subjectBox-Behnken designen
dc.titleInvestigação do fresamento frontal do aço Hardox® 450 sob diferentes condições lubrirrefrigerantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144801pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record