Determinação de traçados de linhas de transmissão utilizando sistemas de informação geográfica e análise multicritério
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2022Advisor
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Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo aplicar um método de determinação de traçados de linhas de transmissão utilizando conceitos de análise de decisão multicritério e sistemas de informação geográfica. O método adotado consiste em determinar as rotas das novas linhas a partir de critérios que abrangem aspectos ambientais, sociais e técnico-econômicos. Estes critérios são representados espacialmente através de camadas de dados de estrutura matricial com pontuações de atratividade atribuídas às célula ...
Este trabalho tem como objetivo aplicar um método de determinação de traçados de linhas de transmissão utilizando conceitos de análise de decisão multicritério e sistemas de informação geográfica. O método adotado consiste em determinar as rotas das novas linhas a partir de critérios que abrangem aspectos ambientais, sociais e técnico-econômicos. Estes critérios são representados espacialmente através de camadas de dados de estrutura matricial com pontuações de atratividade atribuídas às células. O processo de determina- ção do traçado é caracterizado como um problema de obtenção de um caminho de menor custo em uma superfície que unifica as camadas de critérios. Inicialmente, optou-se por implementar o algoritmo de Dijkstra, com o objetivo de obter caminhos de custo mínimo em quatro experimentos genéricos, e realizar uma análise comparativa com os resultados obtidos através da simulação dos mesmos experimentos na plataforma ArcGIS®. Para todas as simulações foram obtidas as mesmas rotas e também custo final, evidenciando bom desempenho do algoritmo implementado. Para três estudos de caso propostos, utilizou-se a plataforma ArcGIS® para modelagem dos dados geoespaciais e determinação de traçados através de cenários de variação de pesos dos critérios, considerando perspectiva neutra, ambiental, social e técnico-econômica. De maneira geral, os cenários obtidos apresentaram redução de travessias em áreas sensíveis do ponto de vista socioambiental, no entanto, representando um acréscimo de comprimento dos traçados. Ainda, verificou-se que a variação dos pesos dos critérios, a partir das perspectivas dos cenários, impactaram significativamente nos traçados obtidos. ...
Abstract
This work aims to apply a method for determining routes of transmission lines using concepts of multi-criteria decision analysis and geographic information systems. The adopted method consists of determining the routes from environmental, social and technicaleconomic criteria. These criteria are spatially represented through layers of matrix structure with attractiveness scores assigned to the cells. The process of determining the route is characterized as a problem of obtaining a least cost pa ...
This work aims to apply a method for determining routes of transmission lines using concepts of multi-criteria decision analysis and geographic information systems. The adopted method consists of determining the routes from environmental, social and technicaleconomic criteria. These criteria are spatially represented through layers of matrix structure with attractiveness scores assigned to the cells. The process of determining the route is characterized as a problem of obtaining a least cost path on a surface that unifies the layers of criteria. Initially, a computational code based on Dijkstra’s algorithm was implemented, with the objective of obtaining paths of minimum cost in four generic experiments, and carry out a comparative analysis with the results obtained through the simulation of the same experiments in the ArcGIS® platform. For all simulations, the same routes and final cost were obtained, showing good performance of the implemented code. For three case studies, the ArcGIS® platform was used to model geospatial data and determine routes through scenarios of variation of criteria weights, considering a neutral, environmental, social and technical-economic perspective. In general, the scenarios obtained showed a crossings reduction in sensitive areas from the socio-environmental point of view, however, representing an increase in the length of the routes. Additionally, it was verified that the variation of the criteria weights, from the perspectives of the scenarios, caused a significant impact on the routes obtained. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Collections
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Engineering (7413)Electrical Engineering (461)
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