O Estado Novo e o oficialismo da imprensa : a sustentação da relação de dominação nos editoriais da revista “Cultura Política”
View/ Open
Date
2007Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste trabalho é observar como a revista “Cultura Política” criada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda foi utilizada, durante o Estado Novo, para transmitir a ideologia e os valores, sustentando essa relação de dominação. Inclui uma pesquisa bibliográfica para localizar o contexto histórico brasileiro da época, analisa os editoriais dessa publicação de acordo com o método da Hermenêutica de Profundidade em sua forma específica de análise da ideologia. Confirma que essa revista ...
O objetivo deste trabalho é observar como a revista “Cultura Política” criada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda foi utilizada, durante o Estado Novo, para transmitir a ideologia e os valores, sustentando essa relação de dominação. Inclui uma pesquisa bibliográfica para localizar o contexto histórico brasileiro da época, analisa os editoriais dessa publicação de acordo com o método da Hermenêutica de Profundidade em sua forma específica de análise da ideologia. Confirma que essa revista operava ideologicamente a forma simbólica utilizando todos os modos de operação da ideologia classificados por Thompson (1995). Conclui que o objetivo geral desse meio de comunicação era sustentar a relação de dominação, mantendo essa forma de governo. ...
Abstract
The aim of this paper is to analyse how the magazine “Cultura Política”, created by the Press and Advertising Department, during the “Estado Novo”, helped to transmit is ideology and its values, sustaining the relation of controlling. It includes a bibliographic research of the historic context of Brazil in that period, and it analyses the editorials of the magazine according to the Depth Hermeneutic Method. It confirms that this magazine worked ideologically the simbolic form using all the ide ...
The aim of this paper is to analyse how the magazine “Cultura Política”, created by the Press and Advertising Department, during the “Estado Novo”, helped to transmit is ideology and its values, sustaining the relation of controlling. It includes a bibliographic research of the historic context of Brazil in that period, and it analyses the editorials of the magazine according to the Depth Hermeneutic Method. It confirms that this magazine worked ideologically the simbolic form using all the ideologic operation ways classified by Thompson (1995). So, it consideres that the general aim of this mean of communication was to sustain the relation of controlling. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License