A nova arma dos super-heróis : como a imagem digital potencializou a transposição quadrinhos-cinema?
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2007Author
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Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho traz consigo a pretensão de tornar mais claros os processos envolvidos no diálogo entre histórias em quadrinhos e cinema, na medida em que tenta elucidar o efeito da tecnologia digital nos sistemas que viabilizam o trânsito de elementos visuais e narrativos entre as referidas linguagens. A busca pela solução percorre uma jornada que tem como ponto de partida a linguagem observada dentro de si mesmo, através dos seus mecanismos e das necessidades que a geraram. Seguindo pela ...
O presente trabalho traz consigo a pretensão de tornar mais claros os processos envolvidos no diálogo entre histórias em quadrinhos e cinema, na medida em que tenta elucidar o efeito da tecnologia digital nos sistemas que viabilizam o trânsito de elementos visuais e narrativos entre as referidas linguagens. A busca pela solução percorre uma jornada que tem como ponto de partida a linguagem observada dentro de si mesmo, através dos seus mecanismos e das necessidades que a geraram. Seguindo pela descrição histórica, social e morfológica do cinema e dos quadrinhos e culminando nas novas tecnologias de cinema, questionando se estas realmente possuem alguma influência no grande e rápido aumento de produções reproduzindo na telona conhecidos personagens e roteiros originais dos quadrinhos. ...
Abstract
The present work brings the pretension to become clearer the involved processes on the dialogue between comic books and movies, at the same time it tries to elucidate the effect of the digital technology on the systems that make possible the "traffic" of the visual and narrative elements between the related languages. The search for the solution covers a journey which has as start point the language been observed inside of itself, through its mechanisms and needs that had generated it. Followin ...
The present work brings the pretension to become clearer the involved processes on the dialogue between comic books and movies, at the same time it tries to elucidate the effect of the digital technology on the systems that make possible the "traffic" of the visual and narrative elements between the related languages. The search for the solution covers a journey which has as start point the language been observed inside of itself, through its mechanisms and needs that had generated it. Following the historical, social and morphologic description of movies and comic books, and culminating in movies new technologies, questioning if these really have any influence in the great e fast increase of productions, reproducing on "the big screen" famous characters and comic books original screenplay. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
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