Desafios no ensino de Botânica frente à crise da biodiversidade
dc.contributor.advisor | Boldrini, Ilsi Iob | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Fernanda Schmidt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-02T04:59:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248466 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Botânica é uma ferramenta fundamental para a compreensão de alterações ambientais no contexto da crise da biodiversidade. Relevância essa reconhecida inclusive num dos objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC), que visa promover a educação e a conscientização sobre a diversidade vegetal e do seu uso sustentável. No entanto, inexistem indicadores de como medir ou avaliar o progresso dessa meta no âmbito educacional. Desse modo, esse trabalho propõe dois instrumentos avaliativos, um questionário e um “jogo de imagens”, além de um índice para avaliar o conhecimento dos alunos sobre plantas no contexto da crise da biodiversidade a fim de alcançar-se a meta 14 da GSPC. Esses instrumentos foram aplicados em nove escolas públicas da região urbana de Porto Alegre e Viamão, tendo como públicoalvo alunos concluintes da Educação Básica. Num cenário ideal, no qual a Educação Básica em Ciências estaria contribuindo para atingir essa meta no âmbito educacional, esperar-se-ia a redução da cegueira botânica. Muitos trabalhos afirmam que há grande desinteresse e desconhecimento dos alunos sobre plantas, contudo a maioria dos alunos participantes dessa pesquisa reconhece a importância das plantas e os serviços ecossistêmicos a elas associados, inclusive são capazes de perceber as plantas no seu cotidiano, interessam-se por temas relacionados às plantas e estão dispostos a conservá-las. Por isso, a cegueira botânica parece não ser um limitante para atingir-se a meta 14 da GSPC no contexto escolar da região de Porto Alegre. No entanto, é evidente a carência de outros conhecimentos relacionados à crise da biodiversidade, tais como o conhecimento de exemplos de plantas ameaçadas de extinção, o significado da palavra biodiversidade, plantas alimentícias não-convencionais e elementos da flora local, os quais demonstram a necessidade de adaptação do currículo de botânica para tratar da crise da biodiversidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Conservação ambiental | pt_BR |
dc.title | Desafios no ensino de Botânica frente à crise da biodiversidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001110475 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biotecnologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Biotecnologia (171)