Desafios no ensino de Botânica frente à crise da biodiversidade
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O Ensino de Botânica é uma ferramenta fundamental para a compreensão de alterações ambientais no contexto da crise da biodiversidade. Relevância essa reconhecida inclusive num dos objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC), que visa promover a educação e a conscientização sobre a diversidade vegetal e do seu uso sustentável. No entanto, inexistem indicadores de como medir ou avaliar o progresso dessa meta no âmbito educacional. Desse modo, esse trabalho propõe dois instru ...
O Ensino de Botânica é uma ferramenta fundamental para a compreensão de alterações ambientais no contexto da crise da biodiversidade. Relevância essa reconhecida inclusive num dos objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC), que visa promover a educação e a conscientização sobre a diversidade vegetal e do seu uso sustentável. No entanto, inexistem indicadores de como medir ou avaliar o progresso dessa meta no âmbito educacional. Desse modo, esse trabalho propõe dois instrumentos avaliativos, um questionário e um “jogo de imagens”, além de um índice para avaliar o conhecimento dos alunos sobre plantas no contexto da crise da biodiversidade a fim de alcançar-se a meta 14 da GSPC. Esses instrumentos foram aplicados em nove escolas públicas da região urbana de Porto Alegre e Viamão, tendo como públicoalvo alunos concluintes da Educação Básica. Num cenário ideal, no qual a Educação Básica em Ciências estaria contribuindo para atingir essa meta no âmbito educacional, esperar-se-ia a redução da cegueira botânica. Muitos trabalhos afirmam que há grande desinteresse e desconhecimento dos alunos sobre plantas, contudo a maioria dos alunos participantes dessa pesquisa reconhece a importância das plantas e os serviços ecossistêmicos a elas associados, inclusive são capazes de perceber as plantas no seu cotidiano, interessam-se por temas relacionados às plantas e estão dispostos a conservá-las. Por isso, a cegueira botânica parece não ser um limitante para atingir-se a meta 14 da GSPC no contexto escolar da região de Porto Alegre. No entanto, é evidente a carência de outros conhecimentos relacionados à crise da biodiversidade, tais como o conhecimento de exemplos de plantas ameaçadas de extinção, o significado da palavra biodiversidade, plantas alimentícias não-convencionais e elementos da flora local, os quais demonstram a necessidade de adaptação do currículo de botânica para tratar da crise da biodiversidade. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Biotecnologia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License