Ferramentas para uma abordagem lúdica no ensino de Geologia e divulgação geocientífica : os jogos GEOWay e MINERALLIA
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Para que a sociedade construa práticas sustentáveis de desenvolvimento, é inevitável que se tenha um p ensamento crítico científico acerca do planeta Terra, suas dinâmicas e transformações, o que só ocorre através da educação. Cada vez mais t e m se procurado caminhos alternativos e eficazes para o ensino que possam suprir essa demanda pelo conhecimento e con scientização socioambiental. O presente trabalho se propõe a apresentar o processo de criação de duas ferramentas lúdicas de ensino e div ...
Para que a sociedade construa práticas sustentáveis de desenvolvimento, é inevitável que se tenha um p ensamento crítico científico acerca do planeta Terra, suas dinâmicas e transformações, o que só ocorre através da educação. Cada vez mais t e m se procurado caminhos alternativos e eficazes para o ensino que possam suprir essa demanda pelo conhecimento e con scientização socioambiental. O presente trabalho se propõe a apresentar o processo de criação de duas ferramentas lúdicas de ensino e divulgação geocientífica que objetiva auxiliar o professor em aula e também a aplicar conhecimentos fundamentais da Geolog ia à população. Como meio metodológico para a concretização das ferramentas de ensino teve - se primeiramente pesquisa para a construção do arcabouço teórico, seguido por um Estudo de caso com primeiranistas dos cursos de Graduação em Geografia da Universida de Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e com atuação contínua na disciplina de Geologia Física I, partindo para uma análise das atividades realizadas para a construção dos jogos e por fim a discussão dos resultados com a elaboração das ferramentas lúdicas . Como resultado tem - se a criação e finalização conceitual de dois jogos educacionais distintos GEOWay e MINERALLIA. Enquanto GEOWay se caracteriza como um jogo digital (computador e smartphones ) voltado ao ensino superior e/ou técnico que auxilia o professor a trabalhar com questões de ciclo das rochas, tectônica global, gênese, textura e composição mineralógica de rochas, MINERALLIA se propõe a fazer o papel, principalmente, de divulgação da Geologia e do profissional geólogo ao ensino de base e à p opulação como um todo. Através de um jogo analógico de cartas com enfoque em mineralogia, MINERALLIA também aborda questões de gênese de rochas e ambientes geológicos, por meio de um enredo de fantasia onde o jogador se põe no papel de geólogo que deve aux iliar os minerais (personificados e caricatos) a encontrarem seu ambiente de equilíbrio. ...
Abstract
For society to build sustainable development practices, it is i nevitable a scientific critical thought about planet Earth, its dynamics and transformations, which only occurs through education. More and more, alternative and effective ways of teaching have been sought that can meet this demand for knowledge and socio - environmental awareness. This work aims to present the creation process of two playful tools for teaching and geoscientific dissemination that aims to help the teacher in class ...
For society to build sustainable development practices, it is i nevitable a scientific critical thought about planet Earth, its dynamics and transformations, which only occurs through education. More and more, alternative and effective ways of teaching have been sought that can meet this demand for knowledge and socio - environmental awareness. This work aims to present the creation process of two playful tools for teaching and geoscientific dissemination that aims to help the teacher in class and also to apply fundamental knowledge of geology to the population. As a meth odological means to create these teaching tools, research was first carried out to build the theoretical framework, followed by a case study carried out with first - year students of the Undergraduate Geography courses at the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS and with continued participation in the Physical Geology 1 course, passing to the analysis of the activities carried out for the construction of the games and, finally, the discussion of the results with the development of playful tools. As a result, there is the creation and conceptual completion of two distinct educational games GEOWay and MINERALLIA. While GEOWay is characterized as a digital game (computer and smartphone) aimed at higher and/or technical education that helps the teacher to work with issues of the rock cycle, global tectonics, genesis, texture, and mineralogical composition of rocks, MINERALLIA proposes to play the role, mainly, of disseminating Geology and the professional geologist to basic education and the population a s a whole. Through an analogical card game with a focus on mineralogy, MINERALLIA also addresses issues of the genesis of rocks and geological environments, through a fantasy plot where the player plays the role of a geologist who must help minerals (perso nified and caricatures) to find their equilibrium environment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geologia.
Coleções
-
TCC Geologia (389)
Este item está licenciado na Creative Commons License