Canta meu povo : uma interpretação histórica sobre a produção musical de Teixeirinha (1959-1985)
dc.contributor.advisor | Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos | pt_BR |
dc.contributor.author | Cougo Júnior, Francisco Alcides | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-07-28T04:18:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/24844 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda, sob a perspectiva historiográfica, a produção musical do compositor e cantor Teixeirinha (Vitor Mateus Teixeira, 1927-1985), durante seus vinte e seis anos de atuação no mercado fonográfico. Ao longo de cinco capítulos, procura-se analisar o cancioneiro de Teixeirinha em suas mais diversas facetas: as influências que lhe moldaram, o tipo de mensagem que transmitiam, que críticas sofriam, como serviram de manifesto por parte de determinadas camadas sociais em momentos históricos brasileiros e como tais composições foram tratadas no Estado em que foram gestadas, o Rio Grande do Sul. Dentre as principais questões presentes, destacam-se, ainda, aquelas que dizem respeito à mensagem das gravações de Teixeirinha, a relação entre a obra e o contexto histórico e a origem social do público e do cantor. A pesquisa utilizou-se dos fonogramas lançados pelo artista entre os anos de 1959 a 1985, além de material de imprensa, fotografias, imagens em vídeo, capas e contracapas de discos, filmes e depoimentos, todos colhidos em cerca de seis anos de coleta. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work approaches, in a historiographic perspective, the musical production of the composer and singer Teixeirinha (Vitor Mateus Teixeira, 1927-1985), during the 26 years in which he was active in the phonographic market. Throughout five chapters, Teixeirinha‟s songs are analyzed in its most diverse aspects: the influences that shaped them, the kind of message they transmitted, the criticisms they endured, how they became a form of manifestos from certain social extracts in historical moments in Brazil, and how such compositions were treated in Rio Grande do Sul, the state in which they were created. Among the main questions, are those related to the messages in Teixeirinha‟s recordings, the relation between the work and the historical context, and the social origins of the public and of the singer. This research made use of the tracks released by the artist between 1959 and 1985, press material, photographs, videos, album covers, movies and interviews, collected during a period of six years. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teixeirinha, 1927-1985 | pt_BR |
dc.subject | História do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | História e Música | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Canção popular | pt_BR |
dc.subject | Música regional | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.title | Canta meu povo : uma interpretação histórica sobre a produção musical de Teixeirinha (1959-1985) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000745908 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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