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dc.contributor.authorSilva, André Luiz dos Santospt_BR
dc.contributor.authorMacedo, Christiane Garciapt_BR
dc.contributor.authorGoellner, Silvana Vilodrept_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T05:00:13Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248393pt_BR
dc.description.abstractEste texto analisa as fichas e o fichamento biométrico como procedimentos do campo acadêmico-profissional da Educação Física, evidenciando suas produtividades enquanto saberes capazes de mobilizar sentidos sobre os corpos e as práticas corporais. Para tanto, foram tomados como fontes históricas os textos sobre Biometria/Biotipologia datados de 1932 a 1944 e publicados nas publicações Revista de Educação Física (Exército) e Educação Physica. Fundamentados em pressupostos cientificamente legítimos, as fichas e o fichamento biométrico colocaram em circulação saberes considerados substanciais à prescrição esportiva e à organização de turmas homogêneas. Em um contexto marcado por intenções identitárias, a Educação Física constrói sistemas de investigação dos corpos que reúnem exames e distribuição de pessoas em biotipos, procedimentos que individualizam e subjetivam. Além disso, os processos de mensuração na prática biométrica fabricariam arquivos entendidos como capazes de dizer sobre os tipos populacionais brasileiros, prática vinculada às políticas ufanistas que intencionavam a forja de uma identidade nacional.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the biometric records as procedures of Physical Education, highlighting their productivity as knowledge capable of mobilizing senses about the bodies and the bodily practices. To do so, we took as historical sources the texts about Biometry/Biotypology dated from 1932 to 1944 and published in the journals Revista de Educação Física (Exército) and Educação Physica. Based on scientifically legitimate assumptions, the biometric records put into circulation knowledge considered substantial to the sport prescription and to the organization of homogeneous classes. In a context marked by identity intentions, Physical Education builds systems of body investigation that gather examinations and distribution of people in biotypes, procedures that individualize and subjectivize. Moreover, the processes of measurement in the biometric practice would produce files understood as capable of saying about the Brazilian population types, a practice linked to the nationalist policies that intended to forge a national identity.en
dc.description.abstractEste trabajo analiza los registros biométricos como procedimientos de la Educación Física, destacando su productividad como conocimiento capaz de movilizar sentidos sobre los cuerpos y las prácticas corporales. Para ello, se tomaron como fuentes históricas los textos sobre Biometría/Biotipología fechados entre 1932 y 1944 y publicados en las revistas Educação Física (Exército) y Educação Physica. Partiendo de supuestos científicamente legítimos, los registros biométricos ponen en circulación conocimientos considerados sustanciales para la prescripción deportiva y para la organización de clases homogéneas. En un contexto marcado por las intenciones identitarias, la Educación Física construye sistemas de investigación de los cuerpos que recogen exámenes y distribución de las personas en biotipos, procedimientos que individualizan y subjetivan. Además, los procesos de medición en la práctica biométrica fabricarían archivos entendidos como capaces de decir sobre los tipos de población brasileña, una práctica vinculada a las políticas chovinistas que pretendían la forja de una identidad nacional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16pt_BR
dc.relation.ispartofMovimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 28, e28014, (jan./dez. 2022), p. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiotypologyen
dc.subjectBiotipologiapt_BR
dc.subjectBiometryen
dc.subjectBiometriapt_BR
dc.subjectPhysical Education and trainingen
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectPopulation groupsen
dc.subjectGrupos populacionaispt_BR
dc.subjectBiotipologíaes
dc.subjectBiometríaes
dc.subjectEducación y entrenamiento Físicoes
dc.subjectGrupos de poblaciónes
dc.titleA biometria como instrumento da educação física (1932 - 1944): constituição de sujeitos e identificação de tipos populacionaispt_BR
dc.title.alternativeBiometrics as an instrument of physical education (1932 – 1944): constitution of subjects and identification of population typesen
dc.title.alternativeLa biometría como instrumento de educación física (1932 - 1944): constitución de sujetos e identificación de tipos de poblaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145855pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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