O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
dc.contributor.advisor | Silva, Lisandra Oliveira e | pt_BR |
dc.contributor.author | Oserow, Vinicius Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T04:55:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248319 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo geral compreender como as aprendizagens construídas no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS contribuíram para a docência em um Centro de Treinamento em Canoas/RS. Entendo a importância desse tema de pesquisa por compreender que estudantes da Formação inicial em Educação Física bacharelado não percebem a importância da formação docente para a melhora da sua prática pedagógica como professor. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização do Curso de Licenciatura em Educação Física na UFRGS e dos três Estágios de Docência obrigatórios do Curso, procurando compreender como estes contribuíram para formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a realização do Curso de Licenciatura e da experiência nos três Estágios de Docência .Assim, refletir sobre o papel do professor de Educação Física nos remete a uma análise sobre como este percebe o seu papel no seu espaço de atuação e como as experiências adquiridas na Graduação vão impactar nessa reflexão. Concluo com esse meu trabalho que a Licenciatura e os Estágios de Docência modificaram a minha forma de atuar como professor em um Centro de Treinamento, permitindo que eu fizesse uma análise mais complexa dos alunos, levantando aspectos sociais e atitudinais no momento de planejar os seus treinos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estágio de docência | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.title | O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001148258 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1260)