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dc.contributor.advisorSchmidt, Benito Bissopt_BR
dc.contributor.authorBica, Alan Nunespt_BR
dc.date.accessioned2022-08-27T05:07:05Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248058pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma análise de um projeto de educação patrimonial desenvolvido em aulas de história, com alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental da escola Venceslau Brás, localizada no bairro Vila Julieta, cidade de Butiá, Região Carbonífera do RS. O trabalho compreendeu a produção de maquetes de patrimônios edificados da cidade, previamente escolhidos a partir do Projeto Memória, este, produzido pela Prefeitura Municipal de Butiá desde 2019. O período delimitado vai de 1936 a 1964, quando ocorreu, sob tutela do Consórcio Administrador de Empresas de Mineração (CADEM), o auge e o início da decadência da mineração de carvão na Região Carbonífera do RS, o que, por sua vez, gerou consequências que reverberaram na formação sócio-histórica de Butiá. Ao mesmo tempo, buscou-se desenvolver um projeto educativo que não tivesse em vista a perspectiva do “Conhecer para Preservar” o patrimônio, consagrada no Guia Básico de Educação Patrimonial (1999), mas, a estruturação de uma prática dialógica, horizontalizada e problematizadora, que possibilitasse aos alunos a apreensão dos bens patrimoniais em seus múltiplos condicionamentos, dando-se destaque, dentre tantos outros, para as relações de classe, gênero e raça. Em relação a estes, utilizou-se a perspectiva teórica da Interseccionalidade, que pressupõe o entrecruzamento de relações de dominação e opressão, na compreensão das relações sociais. Correlacionado a isto, intentou-se perceber os processos de memória e esquecimento que envolviam os espaços edificados. No processo de constituição de maquetes, foram disponibilizadas fontes documentais, fotográficas e audiovisuais aos alunos, angariadas ao longo da pesquisa, sendo estas observadas por meio de roteiro de pesquisa previamente organizado. As maquetes confeccionadas pelos alunos apresentaram enquadramentos específicos de classe, raça e gênero, estando em consonância com os condicionamentos existentes nas estruturas da sociedade butiaense, o que permitiu a reflexão sobre tais aspectos. Da mesma forma, conseguiu-se perceber alguns processos de enquadramento da memória que permeiam os patrimônios edificados analisados, bem como a sociedade em que eles se constituíram, possibilitando a identificação e análise de memórias subterrâneas pouco presentes nas aulas de história.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents an analysis of a heritage education project developed in history classes, with the 6th and 7th grade students of elementary school at the Venceslau Brás school, located in the Vila Julieta neighborhood, city of Butiá, Carboniferous Region of the state of Rio Grande do Sul. The work included the production of the city's built heritage models, previously chosen from the Memory Project, which has been produced by the Butiá City Hall since 2019. In the period between 1936 and 1964, delimitated by the research, under the tutelage of CADEM (abbreviation of the consortium wich managed the Mining Companies), when the height and beginning of the decline of coal mining in the Coal Region of Rio Grande do Sul occured, which, in turn, generated consequences that reverberated in the Butiá social and historical formation. At the same time, we sought to develop an educational project that did not have in view the perspective of "Knowing to Preserve" the heritage, enshrined in the Basic Guide to Heritage Education (1999). Instead, we proposed the structuring of a dialogical, horizontal and problematizing practice, which would allow students to apprehend heritage assets in their multiple conditionings, highlighting, among many others, class, gender and race relations. In relation to these, the theoretical perspective of Intersectionality was used, which presupposes the intersection of relations of domination and oppression, in the understanding of social relations. Correlating to this, we aimed to sense the processes of memory and oblivion that involved the built spaces models. In the process of creating the city's built heritage models, documental, photographic and audiovisual sources were made available to the students, collected during the research, which were observed through a previously organized research script. The models made by the students presented specific class, race and gender sorts, in accord with the existing conditions in the Butiá society structures, which allowed the reflection about these aspects. Likewise, it was possible to perceive some memory framing processes that permeate the built heritage models analyzed, as well as the society in which they were constituted, allowing the identification and analysis of subterranean memories that are not very present in history classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHeritage Educationen
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTeaching of Historyen
dc.subjectModels;en
dc.subjectEsquecimentopt_BR
dc.subjectMaquetespt_BR
dc.subjectHeritage Builten
dc.subjectIntersectionalityenen
dc.subjectPatrimônio urbanopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectClassept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectButiá (RS)pt_BR
dc.titleSociedade carbonífera, ensino de história e educação patrimonial: memória, e esquecimento na compreensão das relações de classe, gênero e raça na cidade de Butiá (RS) no período entre 1936 e 1964, através da construção de maquetes por alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001148349pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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