Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Ivan Antoniopt_BR
dc.contributor.authorZimmermann, Renato Innigpt_BR
dc.date.accessioned2010-07-27T04:18:08Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24792pt_BR
dc.description.abstractAdministrar carrega muita responsabilidade. Administrar significa conduzir a empresa para seu futuro. E existem várias formas de realizar isso. Uma das formas de administrar carrega uma atitude tradicionalista, onde o dirigente vive o cotidiano baseado em fatos e eventos ocorridos no passado, decidindo de forma onde o que ocorreu ontem condiciona o que fazer hoje e orienta para replicar o que deu certo e para evitar o que deu errado. Existe a atitude chamada de pragmática, onde as decisões são tomadas baseando-se apenas nos eventos, fatos, notícias, palpites ou boatos que acabaram de ser produzidos. E por fim, a atitude estratégica, onde se administra o presente a partir de uma visão do futuro, onde se toma ações hoje para que os objetivos do futuro sejam alcançados. É nesse contexto que se insere o planejamento estratégico. O planejamento nasce a partir dos objetivos que a empresa quer atingir. É o guia das ações do presente usado como meio de atingir os objetivos do futuro, a curto, médio e longo prazo. É a definição da estratégia. Planejar é preparar bem cada ação, é preparar-se para as complexidades do futuro. Conclui-se então que planejar é fundamental? Todos concordam, muitos tentam empiricamente, alguns aplicam um método formal e poucos atingem o desafio de fazê-lo adequadamente. Causas como desconhecimento das razões de planejar, processos pouco elaborados, deficiências de comunicação, falta de comprometimento, não participação de todos os níveis da empresa, cotidiano repleto de demandas, são algumas das barreiras a serem transpostas. E isso será estudado no planejamento estratégico, em um processo bem elaborado, transparente e rico em comunicação, com comprometimento e participação de toda a empresa, onde os esforços do cotidiano sempre visam os mesmos objetivos e onde esses objetivos são transparentes e sobrevivem às mudanças de gestão. Por esses aspectos todos e sua importância, esse trabalho vai verificar se existe a aplicação de planejamento estratégico nas Associações Atléticas do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico : administrando as complexidades do futuropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000745354pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples