A noética do vídeo etnográfico
Fecha
1995Materia
Resumo
Norteada pela linha analítica que liga o estilo de comunicação (escrita, oral, imagética) ao teor da mensagem, tecemos reflexões sobre a tradução para o texto visual dos resultados de uma pesquisa antropológica. Partindo sempre de nossa experiência pessoal com o vídeo, “Ciranda, Cirandinha: histórias de circulação de crianças em grupos populares”, passamos em revista diversos debates: o filme documentário versus o filme-espetáculo; o herói solitário versus trabalho em equipe; anonimato e ética; ...
Norteada pela linha analítica que liga o estilo de comunicação (escrita, oral, imagética) ao teor da mensagem, tecemos reflexões sobre a tradução para o texto visual dos resultados de uma pesquisa antropológica. Partindo sempre de nossa experiência pessoal com o vídeo, “Ciranda, Cirandinha: histórias de circulação de crianças em grupos populares”, passamos em revista diversos debates: o filme documentário versus o filme-espetáculo; o herói solitário versus trabalho em equipe; anonimato e ética; a devolução da pesquisa para os pesquisados; o estilo (polifônico) da narração e os usos particulares do vídeo na sala de aula. ...
Abstract
Inspired by the line of investigation that links style (wrintten, oral, or imagetic) and content in the process of communication, we hazard reflections about the translationo of anthropological research results to the audio-visual text. On the basis of our personal experience in making an ethnographic video, we run through various debates: documentary films versus “spectacular” films, the solitary hero versus teamwork; ethics and anonymity; the devolution of research results to the objects of r ...
Inspired by the line of investigation that links style (wrintten, oral, or imagetic) and content in the process of communication, we hazard reflections about the translationo of anthropological research results to the audio-visual text. On the basis of our personal experience in making an ethnographic video, we run through various debates: documentary films versus “spectacular” films, the solitary hero versus teamwork; ethics and anonymity; the devolution of research results to the objects of research; the polyphonic style of narration; and the various uses of video in the classroom. ...
En
Horizontes antropológicos. Porto Alegre, RS. Vol. 1, n. 2 (jul. 1995), p. 143-156
Origen
Nacional
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