Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Mathematical modeling in professional master's dissertations
Modelación matemática en las disertaciones de una maestría profesional
Assunto
Resumo
Neste trabalho, investigamos as dissertações que tratam de modelagem matemática apresentadas em um Mestrado Profissional, entre os anos 2007 e 2020. Para tal, foi realizada uma Análise Textual Discursiva, com corpus constituído por dezesseis resumos de dissertações, e são apresentadas duas categorias: Ambiente Crítico, composta pelas unidades de análise Ambientes de Aprendizagem, Crítica e Reflexão e Comunidade de Atuação; e Compartilhamento de Responsabilidades, composta pelas unidades de anál ...
Neste trabalho, investigamos as dissertações que tratam de modelagem matemática apresentadas em um Mestrado Profissional, entre os anos 2007 e 2020. Para tal, foi realizada uma Análise Textual Discursiva, com corpus constituído por dezesseis resumos de dissertações, e são apresentadas duas categorias: Ambiente Crítico, composta pelas unidades de análise Ambientes de Aprendizagem, Crítica e Reflexão e Comunidade de Atuação; e Compartilhamento de Responsabilidades, composta pelas unidades de análise Autonomia e Papel do Professor. As duas categorias são entrelaçadas pelas concepções de modelagem matemática assumidas pelos autores das dissertações, bem como por suas vivências no Mestrado Profissional, o que é visto como um impacto na Escola Básica da formação desenvolvida pelo Programa. ...
Abstract
In this work we investigate the dissertations that deal with Mathematical Modeling presented in a Professional Masters Course, between the years 2007 and 2020. To this end, a discursive textual analysis was performed, with a corpus consisting of 16 dissert ation abstracts and two categories are presented: Critical Environment , comprising the units of analysis Learning Environments , Criticism and Reflection and Community of Action ; and Sharing Responsibilities , made up of the Autonomy and Te ...
In this work we investigate the dissertations that deal with Mathematical Modeling presented in a Professional Masters Course, between the years 2007 and 2020. To this end, a discursive textual analysis was performed, with a corpus consisting of 16 dissert ation abstracts and two categories are presented: Critical Environment , comprising the units of analysis Learning Environments , Criticism and Reflection and Community of Action ; and Sharing Responsibilities , made up of the Autonomy and Teacher Role analysi s units. The two categories are intertwined by the conceptions of Mathematical Modeling assumed by the authors of the dissertations, as well as for their experiences in the Program, which is seen as an impact on the Basic School of the training developed b y the Program. ...
Resumen
En este trabajo investigamos las disertaciones que versan sobre modelación matemática presentadas en una Maestría Profesional en Enseñanza de las Matemáticas, entre los años 2007 y 2020. Para ello, se realizó un análisis textual discursivo, con un corpus c ompuesto por 16 resúmenes de disertaciones y se presentan dos categorías: Ambiente Crítico , integrado por las unidades de análisis Ambientes de Aprendizaje , Crítica y Reflexión y Comunidad de Acción ; y Responsabilidades Compartidas , compu ...
En este trabajo investigamos las disertaciones que versan sobre modelación matemática presentadas en una Maestría Profesional en Enseñanza de las Matemáticas, entre los años 2007 y 2020. Para ello, se realizó un análisis textual discursivo, con un corpus c ompuesto por 16 resúmenes de disertaciones y se presentan dos categorías: Ambiente Crítico , integrado por las unidades de análisis Ambientes de Aprendizaje , Crítica y Reflexión y Comunidad de Acción ; y Responsabilidades Compartidas , compuesta por las unidades de análisis Autonomía y Rol del Docente . Las dos categorías se entrelazan por los conceptos de modelación matemática asumidos por los autores de las disertaciones, así como por sus experiencias en el Programa, lo que se percibe como un impacto en la Escuela Básica de la formación desarrollada por el Programa . ...
Contido em
REnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (2022), p. 1-17
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências Exatas e da Terra (6132)
Este item está licenciado na Creative Commons License