Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorPinto, Renata Cezarpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:46:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246945pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem institucional, durante o Ensino Remoto Emergencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar evidências de desenvolvimento do pensamento geométrico e da habilidade de argumentação, além da apropriação dos recursos do software GeoGebra para apoiar a argumentação nos fóruns de discussão colaborativa disponibilizados ao longo do desenvolvimento da disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que o engajamento nos fóruns teve impacto positivo nas construções geométricas realizadas no GeoGebra e na qualidade das demonstrações geométricas.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an investigation on the impacts of engagement and social interactions on Plane Euclidean Geometry learning, in activities carried out in forums in the virtual institutional learning environment, during Emergency Remote Teaching. This is a qualitative research with the objective of identifying evidences of the development of geometric thinking and argumentation skills, in addition to the appropriation of GeoGebra software resources to support argumentation in the collaborative discussion forums made available throughout the course's development. The survey results show that the engagement in the forums had a positive impact on the geometric constructions carried out in GeoGebra and on the quality of the geometric beads.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 1-10pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectGeometria euclidianapt_BR
dc.subjectEuclidean geometryen
dc.subjectCollaborative forumen
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectRemote learningen
dc.titleFórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeForum as an engagement strategy in the discipline of plane geometry : analysis of an experience in remote learningen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136532pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples