Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
dc.contributor.author | Barchinski, Kellen Cardoso | pt_BR |
dc.contributor.author | Notare, Márcia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T04:46:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/246942 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção de objetos em movimento realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. A oficina propõe o uso do software GeoGebra para as construções virtuais e a utilização de material reciclável para as construções físicas dos mesmos objetos. O trabalho está ancorado nos estudos de Papert e inspira-se nas ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos-matemáticos-em-uso, impulsionados pela motivação em construir instrumentos conhecidos das suas realidades, imersos em um ambiente de “faça o que é possível com as ferramentas que você tem”. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents a study on the development of mathematical thinking in the process of construction moving objects. To conduct the research, a workshop was created that addresses the study and construction of moving objects carried out with students in the ninth grade of elementary school in a municipal public school of Canoas, Rio Grande do Sul. The workshop proposes the use of GeoGebra software for virtual constructions and the use of recyclable material for the physical constructions of the same objects. The work is based on Papert's studies and is inspired by the ideas proposed by the Maker Culture and by active methodologies. The survey results reveal that students developed several mathematical-knowledge-in-use, driven by the motivation to build instruments known to their realities, immersed in an environment of “do what is possible with the tools you have”. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 234 - 243 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Cultura maker | pt_BR |
dc.subject | Maker culture | en |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Dynamic geometry | en |
dc.subject | Articulated objects | en |
dc.title | Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics-in-use in the construction of moving objects | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136536 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)