Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarchinski, Kellen Cardosopt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:46:43Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246942pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção de objetos em movimento realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. A oficina propõe o uso do software GeoGebra para as construções virtuais e a utilização de material reciclável para as construções físicas dos mesmos objetos. O trabalho está ancorado nos estudos de Papert e inspira-se nas ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos-matemáticos-em-uso, impulsionados pela motivação em construir instrumentos conhecidos das suas realidades, imersos em um ambiente de “faça o que é possível com as ferramentas que você tem”.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study on the development of mathematical thinking in the process of construction moving objects. To conduct the research, a workshop was created that addresses the study and construction of moving objects carried out with students in the ninth grade of elementary school in a municipal public school of Canoas, Rio Grande do Sul. The workshop proposes the use of GeoGebra software for virtual constructions and the use of recyclable material for the physical constructions of the same objects. The work is based on Papert's studies and is inspired by the ideas proposed by the Maker Culture and by active methodologies. The survey results reveal that students developed several mathematical-knowledge-in-use, driven by the motivation to build instruments known to their realities, immersed in an environment of “do what is possible with the tools you have”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 234 - 243pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectCultura makerpt_BR
dc.subjectMaker cultureen
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectDynamic geometryen
dc.subjectArticulated objectsen
dc.titleMatemática-em-uso na construção de objetos em movimentopt_BR
dc.title.alternativeMathematics-in-use in the construction of moving objects en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136536pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples