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dc.contributor.authorMenezes, Bernarda Souza dept_BR
dc.contributor.authorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:46:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2447-2689pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246918pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho decorre de uma pesquisa de dissertação de Mestrado, cujo objetivo foi analisar as possibilidades que emergem da utilização de tecnologias digitais e gamificação no ensino-aprendizagem de Matemática. Um jogo digital, suportado em dispositivos com sistema operacional Android, envolvendo conteúdos de matemática básica, foi desenvolvido e utilizado em sala de aula com estudantes de sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental. Nesse artigo, com o objetivo de identificar as transições entre os ambientes de aprendizagem desenvolvidos em sala de aula, tecemos considerações sobre as categorias “o uso da tecnologia em sala de aula” e “os ambientes de aprendizagem emergentes”, de acordo com a caracterização de ambientes de aprendizagem proposta por Skovsmose (2000). Observamos que foi possível constatar em sala de aula um movimento do paradigma do exercício ao cenário para investigação, fomentando o questionamento dos estudantes acerca de seu cotidiano social, o que levou à constituição de um cenário para investigação virtual.pt_BR
dc.description.abstractThis work stems from a master's degree research, whose objective was to analyze the possibilities that emerge from the use of digital technologies and gamification in the teaching-learning of Mathematics. A digital game, supported on devices with an Android operating system, involving basic math content, was developed and used in classes with students in the seventh and eighth grades of elementary school. In this article, to identify the transitions between the learning environments developed in the classroom, we considered the categories “the use of technology in the classroom” and “emerging learning environments”, according to the characterization of learning environments proposed by Skovsmose (2000). We observed a movement in the classroom from the exercise paradigm to the scenario for investigation, encouraging students to question their social daily lives, which led to the creation of a scenario for virtual investigation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS. Vol. 7, n. 2 (2021), e2009pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning environmentsen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectInvestigation scenariosen
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectMaterial realityen
dc.titleAmbientes de aprendizagem a partir do game JobMathpt_BR
dc.title.alternativeLearning environments from the game JobMath en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001141298pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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