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dc.contributor.advisorSuertegaray, Dirce Maria Antunespt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Karinne Wendy Santos dept_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T04:45:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246513pt_BR
dc.description.abstractA Geografia é uma ciência que permite interpretar o espaço geográfico sob diferentes perspectivas, como pelo intermédio do conceito de ambiente, que pode ser compreendido através de múltiplas instâncias, como a cultura e natureza, que se transfigura por meio de práticas sociais. Diante disso, buscou- se bases epistemológicas que contribuíssem este entendimento a partir da relação da sociedade-natureza. Dessa forma, definiu-se como proposta de tese, compreender uma natureza transfigurada a partir de interfaces manifestadas entre territórios originários e áreas protegidas no Brasil, representados nesta pesquisa, pela Aldeia da Ponte do povo Tapeba que tem uma área de proteção ambiental, à APA do Estuário do Rio Ceará - Rio Maranguapinho que está sobreposta ao seu território. O povo Tapeba está situado no município de Caucaia, no estado do Ceará, região Nordeste do Brasil, com uma população de aproximadamente 8.000 indígenas, divididos em seus 17 Aldeias. A APA sobreposta a TI é uma unidade de conservação de uso sustentável, e têm a sua gestão sob responsabilidade estadual. Para isso, adotou-se para este estudo, metodologias participativas que permitissem o diálogo com os sujeitos da pesquisa. Também foram estabelecidos procedimentos metodológicos e técnico- operacionais, que associaram as bases teóricas, com os trabalhos de campo e as geotecnologias. Associado a isso, organizou-se levantamentos bibliográficos e documentais, trabalhos de campo e reuniões com as lideranças e populações indígenas, com o intuito de entendermos os seus modos em que vivem os povos originários deste país, que são singulares. Para isso, discutiu-se também as políticas, legislações e direito originário no território brasileiro, a luta dos povos cearenses pelo reconhecimento e acesso a saúde e educação escolar indígena, o protagonismo do povo Tapeba e sua resistência no processo de retomadas e delimitação de seu território, além dos desafios enfrentados pela Aldeia da Ponte diante das adversidades.pt_BR
dc.description.abstractThe Geography is a science that allows the interpretation of geographic space from different perspectives, such as through the concept of environment, which can be understood through multiple instances, such as culture and nature, which is transfigured through social practices. In view of this, epistemological bases were sought to contribute to this understanding from the society-nature relationship. In this way, it was defined as a thesis proposal, to understand a transfigured nature from interfaces manifested between original territories and protected areas in Brazil, represented in this research, by the village of Ponte do Tapeba people that has an area of environmental protection, to the APA of the Ceará River Estuary - Maranguapinho River that is superimposed on its territory. The Tapeba people are located in the municipality of Caucaia, in the state of Ceará, in the Northeast region of Brazil, with a population of approximately 8,000 indigenous people, divided into its 17 villages. The APA superimposed on the IT is a sustainable use conservation unit, and its management is under state responsibility. For this, participatory methodologies were adopted for this study that allowed dialogue with the research subjects. Methodological and technical- operational procedures were also established, associating theoretical bases with fieldwork and geotechnologies. Associated with this, bibliographic and documentary surveys, field work and meetings with indigenous leaders and populations were organized, in order to understand their unique ways in which the native peoples of this country live. For this, it was also discussed the Policies, Legislation and Original Law in the Brazilian Territory, the struggle of the people of Ceará for the recognition and access to health and indigenous school education, the role of the Tapeba people and their resistance in the process of recovery and delimitation of their territory, in addition to the challenges faced by Aldeia da Ponte in the face of adversity.en
dc.description.abstractLa Geografía es una ciencia que permite la interpretación del espacio geográfico desde diferentes perspectivas, como por ejemplo a través del concepto de medio ambiente, que puede ser entendido a través de múltiples instancias, como la cultura y la naturaleza, que se transfigura a través de las prácticas sociales. Ante ello, se buscaron bases epistemológicas que aporten a esta comprensión desde la relación sociedad-naturaleza. De esta forma, se definió como propuesta de tesis, comprender una naturaleza transfigurada a partir de interfaces manifestadas entre territorios originarios y áreas protegidas en Brasil, representada en esta investigación, por el pueblo de Ponte do Tapeba que posee un área de interés ambiental. protección, a la APA del Estuario del Río Ceará - Río Maranguapinho que se superpone a su territorio. El pueblo Tapeba está ubicado en el municipio de Caucaia, en el estado de Ceará, en la región Nordeste de Brasil, con una población de aproximadamente 8.000 indígenas, divididos en sus 17 aldeas. El APA superpuesto al TI es una unidad de conservación para uso sustentable, y su manejo está a cargo del Estado. Para ello, se adoptaron metodologías participativas para este estudio que permitieran el diálogo con los sujetos de investigación. También se establecieron procedimientos metodológicos y técnico-operativos, asociando las bases teóricas con el trabajo de campo y las geotecnologías. Asociado a ello, se organizaron levantamientos bibliográficos y documentales, trabajos de campo y encuentros con líderes y poblaciones indígenas, con el fin de comprender sus singulares formas de vivir los pueblos originarios de este país. Para ello, también se discutieron las Políticas, Legislación y Ley Original en el Territorio Brasileño, la lucha del pueblo de Ceará por el reconocimiento y acceso a la salud y educación escolar indígena, el papel del pueblo Tapeba y su resistencia en el proceso. de recuperación y delimitación de su territorio, además de los desafíos que enfrenta Aldeia da Ponte frente a la adversidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectNatureza : Conservacaopt_BR
dc.subjectUnidades de conservaçãopt_BR
dc.subjectNatureen
dc.subjectProteção ambientalpt_BR
dc.subjectConservation uniten
dc.subjectAldeia indígenapt_BR
dc.subjectTapeba peopleen
dc.subjectOriginal peoplesen
dc.subjectMedio ambientees
dc.subjectNaturalezaes
dc.subjectUnidad de conservaciónes
dc.subjectPueblo Tapebaes
dc.subjectPueblos originarioses
dc.titleTransfiguração da natureza : território indígena e desafios ambientaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001147448pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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