Podcast sexagenarte : a vida não para : procedimentos de criação em audiodrama com pessoas velhas em tempos pandêmicos
View/ Open
Date
2022Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta investigação propõe um processo de criação em audiodrama com pessoas velhas, em tempos de pandemia, através do tempo-espaço (tecno)convivial. Os participantes-colaboradores da criação são oito senhoras e senhoras, com idades entre 66 e 86 anos, moradores da região metropolitana de Porto Alegre – Rio Grande do Sul – sendo quatro pessoas com deficiência visual. O processo de criação ocorreu entre 2020 e 2022, em paralelo ao alastramento da pandemia provocada pela Covid-19. A experiência cole ...
Esta investigação propõe um processo de criação em audiodrama com pessoas velhas, em tempos de pandemia, através do tempo-espaço (tecno)convivial. Os participantes-colaboradores da criação são oito senhoras e senhoras, com idades entre 66 e 86 anos, moradores da região metropolitana de Porto Alegre – Rio Grande do Sul – sendo quatro pessoas com deficiência visual. O processo de criação ocorreu entre 2020 e 2022, em paralelo ao alastramento da pandemia provocada pela Covid-19. A experiência coletiva resultou na formação do grupo de audiodrama "Sexagenarte - a vida não para". A partir de encontros, ensaios e gravações virtuais, foram desenvolvidos oito episódios de audiodrama baseados nas histórias de vida das/dos integrantes. A investigação aborda uma discussão teórico-reflexiva acerca das temáticas que permeiam as criações artísticas, entre elas peças radiofônicas (SPRITZER, 2005), envelhecimento (DOLL, 2006; WEBER, 2016), experiência (BENJAMIN, 1985; BOSI, 1994), deficiência (MELLO, 2016), e pandemia (MBEMBE, 2018; ALMEIDA, 2020). A imersão no processo conduziu ao lançamento de três escutas coletivas e do podcast Sexagenarte – a vida não para, disponível gratuitamente no Spotify. Os episódios são analisados considerando os desafios de produzir arte em isolamento social e os atravessamentos entre velhice, deficiência visual e inclusão artístico-digital de pessoas idosas. ...
Abstract
This investigation proposes a process of creation in audio drama with old people, in times of pandemic, through (techno)convivial time-space. The participants-collaborators of the creation are eight ladies and gentlemen, aged between 66 and 86, residents of the metropolitan region of Porto Alegre – Rio Grande do Sul – of which four are visually impaired people. The creation process took place between 2020 and 2022, in parallel with the spread of the pandemic caused by Covid-19. The collective e ...
This investigation proposes a process of creation in audio drama with old people, in times of pandemic, through (techno)convivial time-space. The participants-collaborators of the creation are eight ladies and gentlemen, aged between 66 and 86, residents of the metropolitan region of Porto Alegre – Rio Grande do Sul – of which four are visually impaired people. The creation process took place between 2020 and 2022, in parallel with the spread of the pandemic caused by Covid-19. The collective experience resulted in the formation of the audio drama group "Sexagenart – Life Does Not Stop". From meetings, rehearsals and virtual recordings, eight episodes of audiodrama were developed based on the life stories of the members. The investigation addresses a theoreticalreflective discussion about the themes that permeate the artistic creations, including radio plays (SPRITZER, 2005), aging (DOLL, 2006; WEBER, 2016), experience (BENJAMIN, 1985; BOSI, 1994), disability (MELLO, 2016), and pandemic (MBEMBE, 2018; ALMEIDA, 2020). The immersion in the process led to the launch of three collective listening sessions and the podcast Sexagenart – Life Does Not Stop, available on Spotify for free. The episodes are analyzed considering the challenges of producing art in social isolation and the crossings between old age, visual impairment and artistic-digital inclusion of elderly people. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Collections
-
Performing Arts (219)
This item is licensed under a Creative Commons License