Aprendendo ativamente na veterinária
dc.contributor.author | Bracagioli Neto, Alberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Wagner, Saionara Araujo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-06T04:46:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2764-0868 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/246284 | pt_BR |
dc.description.abstract | A aprendizagem ativa é um conjunto de práticas que busca envolver o aluno na construção colaborativa do seu processo de aprendizagem. Existem inúmeros métodos, softwares e perspectivas na aprendizagem ativa que ocorreram na última década e que desafiam a docência contemporânea. No entanto a infraestrutura e os espaços físicos nas Universidades não deixam de ser um outro grande desafio para a aplicação da aprendizagem ativa. Esse artigo tem por objetivo relatar uma experiência ocorrida na Faculdade de Veterinária da UFRGS. Este processo inicia em 2013 com a discussão da necessidade de readequação curricular à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Surgindo assim a discussão sobre os processos de ensino aprendizagem e a necessidade da adoção de metodologias ativas em sala de aula. Esse processo mostrou a necessidade premente da capacitação dos professores para o uso de metodologias ativas e colaborativas, bem como, a iniciativa de um grupo de professores de aprender novas praticas de ensinar-aprender. | pt_BR |
dc.description.abstract | Active learning is a group of practices that aims the involvement of the student in a collaborative construction of his/her learning process. There are uncountable methodologies, software and perspectives on the active learning that have emerged in last decade and that have challenged the contemporary teaching. However, the infrastructure and the physical space in the University are also a big challenge to the application of active learning. This article has the goal to transmit a life experience in the Veterinary College of UFRGS. This process has begun on 2013 from the discussion about the curricular readjustment, that has used National Curriculum Guidelines. From this readjustment has emerged a discussion about the process teaching-learning and the important need to qualify professors for the use of active and collaborative methodologies. It has also shown the initiative of a group of professors to learn new practices of teaching-learning. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Studies in Education Sciences. Curitiba, PR. Vol. 3, no. 3 (July/Sept. 2022), p. 1137-1151 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education | es |
dc.subject | Educação veterinária | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Active learning | es |
dc.subject | Pedagogic collaborative practice | es |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinaria | pt_BR |
dc.subject | Teaching on veterinary college | en |
dc.title | Aprendendo ativamente na veterinária | pt_BR |
dc.title.alternative | Active learning in veterinary medicine | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001146638 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Agricultural Sciences (3967)