Show simple item record

dc.contributor.authorBracagioli Neto, Albertopt_BR
dc.contributor.authorWagner, Saionara Araujopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-06T04:46:27Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2764-0868pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246284pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem ativa é um conjunto de práticas que busca envolver o aluno na construção colaborativa do seu processo de aprendizagem. Existem inúmeros métodos, softwares e perspectivas na aprendizagem ativa que ocorreram na última década e que desafiam a docência contemporânea. No entanto a infraestrutura e os espaços físicos nas Universidades não deixam de ser um outro grande desafio para a aplicação da aprendizagem ativa. Esse artigo tem por objetivo relatar uma experiência ocorrida na Faculdade de Veterinária da UFRGS. Este processo inicia em 2013 com a discussão da necessidade de readequação curricular à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Surgindo assim a discussão sobre os processos de ensino aprendizagem e a necessidade da adoção de metodologias ativas em sala de aula. Esse processo mostrou a necessidade premente da capacitação dos professores para o uso de metodologias ativas e colaborativas, bem como, a iniciativa de um grupo de professores de aprender novas praticas de ensinar-aprender.pt_BR
dc.description.abstractActive learning is a group of practices that aims the involvement of the student in a collaborative construction of his/her learning process. There are uncountable methodologies, software and perspectives on the active learning that have emerged in last decade and that have challenged the contemporary teaching. However, the infrastructure and the physical space in the University are also a big challenge to the application of active learning. This article has the goal to transmit a life experience in the Veterinary College of UFRGS. This process has begun on 2013 from the discussion about the curricular readjustment, that has used National Curriculum Guidelines. From this readjustment has emerged a discussion about the process teaching-learning and the important need to qualify professors for the use of active and collaborative methodologies. It has also shown the initiative of a group of professors to learn new practices of teaching-learning.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofStudies in Education Sciences. Curitiba, PR. Vol. 3, no. 3 (July/Sept. 2022), p. 1137-1151pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationes
dc.subjectEducação veterináriapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectActive learninges
dc.subjectPedagogic collaborative practicees
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinariapt_BR
dc.subjectTeaching on veterinary collegeen
dc.titleAprendendo ativamente na veterináriapt_BR
dc.title.alternativeActive learning in veterinary medicine en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001146638pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record