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dc.contributor.advisorWortmann, Maria Lúcia Castagnapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Luís Henrique Sacchi dospt_BR
dc.date.accessioned2022-08-06T04:44:15Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246275pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata das representações culturais de corpo, dentro do campo dos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista que incorpora as contribuições de Michel Foucault acerca do discurso e da constituição do sujeito. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa fundada em pressupostos etnográficos (observação-participante), realizada em uma sala de aula de ciêndas de um curso de supletivo de primeiro grau, noturno, voltado para o atendimento de trabalhadores/as metalúrgicos/as. A análise consistiu em problematizar alguns dos discursos que operaram na constituição dos corpos destes sujeitos, buscando dissecar/tornar visíveis as práticas de significação que os constituíram. O diário de campo cunhado durante minha estada junto a este grupo foi analisado com um texto (discurso), do qual extraí, como resultado das sucessivas operações que realizei a partir dos referenciais teóricos empregados, três eixos de análise. Eles dizem respeito às temáticas relacionadas a "corpo e gênero" (a beleza feminina como um modo de constituir a mulher, por dentro e por fora), a "corpo e 'raça'" (a supremacia branca que se encarna nos corpos/identidades negros/as) e a "corpo e trabalho" (visto a partir da repetição do movimento, do envelhecimento e da dor). Realizo, também, uma reflexão acerca das direções tomadas pelo trabalho ao longo de seu desenvolvimento e aponto as possíveis contribuições que ele pode oferecer para o estudo do corpo.pt_BR
dc.description.abstractThis Essay refers to the cultural representations of the body in the fleld of Cultural Studies, in a post-structuralist perspective that includes Michel Foucault's contributions about the constitutions of the subject. The empiric material was developed throughout a research based on ethnographic presuppositions (observation - partidpant), which has taken place in a Science class of an elementary night course for steel workers (men and women). The analysis consisted of questioning some of the discourses that h ave intluenced in the constitution of these subjects, trying to make clear the signifying practices which have been part of them. The field diary made during the time I was studying this group was analyzed with a text (discourse) in which was a result of consecutive operations stemming from theoretical referentials used, three a~es of analysis. They have to do with the thematic referring to "body and gender" (the female beauty as a way of constituting the woman, inside and outside her), "body and race" (the white supremacy embodied in the bodies/negroes identities) and the "body and work" (from the point of view of movement repetition, aging and pain). I also reflect on the directions taken by the work over its development and point out possible contributions that it can offer to the study of the body.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectRepresentação visualpt_BR
dc.titleUm olhar caleidoscópico sobre as representações culturais de corpopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000065611pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1998pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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