Diagnóstico na editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : aplicando a Matriz SWOT e a análise VRIO
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2021Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
As editoras universitárias como órgãos veiculadores de produção intelectual de suas instituições abrangem várias áreas do conhecimento, desempenhando um papel importante na ciência e na tecnologia, possibilitando, assim, um desenvolvimento social no país. Hoje, todavia, com expressivas mudanças acontecendo no setor editorial é necessário se reinventar para atender demandas da sociedade e da comunidade acadêmica, em especial, sobretudo em relação à rapidez, alcance e inovação. Para isso, é essen ...
As editoras universitárias como órgãos veiculadores de produção intelectual de suas instituições abrangem várias áreas do conhecimento, desempenhando um papel importante na ciência e na tecnologia, possibilitando, assim, um desenvolvimento social no país. Hoje, todavia, com expressivas mudanças acontecendo no setor editorial é necessário se reinventar para atender demandas da sociedade e da comunidade acadêmica, em especial, sobretudo em relação à rapidez, alcance e inovação. Para isso, é essencial que se conheça como se encontra o órgão atualmente, a fim de identificar quais as adversidades e as viabilidades. Diante desse contexto, o planejamento estratégico é vital para as empresas que desejam alcançar seus objetivos. Um dos instrumentos utilizados é o Diagnóstico Organizacional (DO) que permite criar um delineamento da empresa e, a partir disso, estabelecer quais recursos podem ser aprimorados e os que apresentam oportunidades, propiciando um bom suporte para o gestor. Diante disso, o escopo deste trabalho é analisar o diagnóstico organizacional, por meio da aplicação da ferramenta Análise SWOT, acrônimo formado pelas iniciais das palavras inglesas – Strength (forças); Weakness (fraquezas); Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) e, na sequência, empregar uma ferramenta com visão baseada em recursos – o modelo VRIO – acrônimo para Valor, Raridade, Inimitável e Organização – da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EdUFRGS), uma vez que, a utilização desses mecanismos, além de fazer um inventário dos pontos fracos e dos pontos fortes (ambiente interno), também possa identificar a contribuição dos recursos identificados na Editora por meio da análise VRIO. Além disso, a Análise SWOT pode indicar também as oportunidades e as vulnerabilidades no contexto em que a empresa se encontra e, dessa forma, poder alcançar os melhores resultados, bem como estratégias de inovação editorial. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, bibliográfica e pelo estudo de caso realizado na EdUFRGS. A coleta de dados será realizada mediante observação participante. A partir dessa contextualização, o problema que motiva a realização dessa pesquisa é descobrir se os recursos identificados, na EdUFRGS, podem auxiliar tanto o gestor a utilizá-los de forma eficiente, como fomentar uma vantagem sustentável? Os resultados obtidos indicam como um dos pontos fortes e vantagem “competitiva” sustentável da editora: o selo da UFRGS e como um dos pontos fracos: a falta de recursos humanos. Dentre as oportunidades identificadas, a participação de eventos e feiras, divulgando os seus livros tanto dentro como fora da universidade; e como ameaça mais relevante, o corte de recursos financeiros. ...
Abstract
University publishers as organs that serve the intellectual production of their institutions cover several areas of knowledge, playing an important role in science and technology, thus enabling social development in the country. Today, however, with significant changes happening in the publishing sector it is necessary to reinvent itself to meet the demands of society and the academic community, especially in relation to speed, reach and innovation. For this, it is essential to know how the org ...
University publishers as organs that serve the intellectual production of their institutions cover several areas of knowledge, playing an important role in science and technology, thus enabling social development in the country. Today, however, with significant changes happening in the publishing sector it is necessary to reinvent itself to meet the demands of society and the academic community, especially in relation to speed, reach and innovation. For this, it is essential to know how the organ is currently, in order to identify what adversities and viability are given this context, strategic planning is vital for companies that want to achieve their goals. One of the instruments used is the Organizational Diagnosis (DO) that allows to create a design of the company and, from this, establish which resources can be improved and those that present opportunities, providing good support for the manager. Therefore, the scope of this work is to analyze the organizational diagnosis, through the application of the Tool Analysis SWOT, acronym formed by the initials of the English words - Strength (forces); Weakness; Opportunities and Threats and then employ a resource-based tool – the VRIO model – acronym for Valor, Rarity, Iniitable and Organization – of the Publisher of the Federal University of Rio Grande do Sul (EdUFRGS), since the use of these mechanisms, in addition to making an inventory of weaknesses and strengths (internal environment), can also identify the contribution of the resources identified in the Publisher through vrio analysis. In addition, SWOT Analysis can also indicate opportunities and vulnerabilities in the context in which the company is and, thus, be able to achieve the best results, as well as editorial innovation strategies. The research is characterized as qualitative, bibliographic and by the case study conducted at EdUFRGS. Data collection will be performed by participant observation. From this contextualization, the problem that motivates the realization of this research is to find out if the resources identified in EdUFRGS can help both the manager to use them efficiently, and to foster a sustainable advantage? The results obtained indicate as one of the strengths and sustainable "competitive" advantage of the publisher: the ufrgs label and as one of the weaknesses: the lack of human resources. Among the opportunities identified, the participation of events and fairs, disseminating their books both inside and outside the university; and as the most relevant threat, the cutting of financial resources. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização Administração Pública no Século 21.
Collections
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Applied and Social Sciences (3537)
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