Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlcântara, Celina Nunes dept_BR
dc.contributor.authorCasal, Maria Guadalupept_BR
dc.date.accessioned2022-08-05T04:48:32Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246251pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa procura-se analisar os processos vivenciados nos laboratórios (LABs) cênicos exclusivos para mulheres ministrados pelas professoras Guadalupe Casal e Manuela Miranda no ano de 2019, na Casa de Cultura Mario Quintana, na cidade de Porto Alegre – RS, a partir de uma perspectiva pedagógica feminista. Buscou-se refletir sobre os possíveis efeitos dessa experiência nas participantes e apontar caminhos possíveis para processos pedagógicos feministas no campo das artes cênicas. O material empírico coletado tal como imagens, diários de ensaios e depoimentos, por meio de entrevistas, foi posto em diálogo com teorias da performance de gênero (BUTLER, 1990) e referenciais de pensadoras feministas como bell hooks (2017), Audre Lorde (2020), Djamila Ribeiro (2018), dentre outras. No campo das artes cênicas, procurou-se tecer reflexões na interlocução com pensadoras, artistas e professoras como Juliana Kersting (2021), Lúcia Romano (2019), Luciana Lyra (2019), Maria Brígida de Miranda (2018-2019), Patrícia Fagundes (2016-2021) e Stela Fischer (2017). O intuito foi investigar as especificidades do processo pedagógico e de criação dentro desses LABs em busca de uma pedagogia teatral feminista a fim de contribuir, também, para marcar a presença de mulheres dentro dos territórios que acabaram por perpetuar um saber hegemônico masculino e branco como, por exemplo, a Universidade. Por fim, são tecidas diferentes construções de conhecimentos registrando narrativas de mulheres em primeira pessoa como forma de colaborar para sanar o apagamento histórico e social, aos quais - ainda que considerando recortes socioeconômicos de raça/cor e gênero – as mulheres têm sido subjugadas.pt_BR
dc.description.abstractThe research seeks to analyze the processes experienced in the scenic laboratories (LABs) exclusively for women taught by Guadalupe Casal and Manuela Miranda in 2019, at Casa de Cultura Mario Quintana, in the city of Porto Alegre - RS, from a feminist pedagogical perspective. . We sought to reflect on the possible effects of this experience on the participants and point out possible paths for feminist pedagogical processes in the field of performing arts. The empirical material collected, such as images, rehearsal diaries and testimonies, through interviews, was put in dialogue with theories of gender performance (BUTLER, 1990) and references from feminist thinkers such as bell hooks (2017), Audre Lorde (2020), Djamila Ribeiro (2018), among others. In the field of performing arts, we sought to weave reflections in the dialogue with thinkers, artists and teachers such as Juliana Kersting (2021), Lúcia Romano (2019), Luciana Lyra (2019), Maria Brigida de Miranda (2018-2019), Patrícia Fagundes (2016-2021) and Stela Fischer (2017). The aim is to investigate the specifics of the pedagogical and creation process within these LABs in search of a feminist theatrical pedagogy in order to contribute, also, to mark the presence of women within the territories that ended up perpetuating a male and white hegemonic knowledge, as the University, for example. Finally, we weave different constructions of knowledge by registering women's narratives in the first person as a way of collaborating to remedy the historical and social erasure - to which - even considering socioeconomic clippings of race / color and gender - women have been subjugated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectFeminist theateren
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectTeatro feministapt_BR
dc.subjectFeminist pedagogyen
dc.subjectFeminist performancesen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.subjectFeminist dramaturgyen
dc.subjectPerformance (Teatro)pt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.titleLaboratórios cênicos para mulheres : em busca de uma pedagogia teatral feministapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001146068pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples