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dc.contributor.advisorMazzilli, Claudio Pinhopt_BR
dc.contributor.authorManssour, Ana Beatriz Benitespt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:22:10Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2460pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo analisar os impactos do teletrabalho em uma empresa jornalística e entre os jornalistas envolvidos na utilização do teletrabalho. Para este fim foi desenvolve-se um estudo de caso qualitativo, utilizando a metodologia de análise de conteúdo temática, baseada em entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos dividem-se em três categorias distintas: 1) Flow no Trabalho - a importância da realização vocacional na atividade profissional escolhida como meio de alcançar o flow através do mecanismo de compensação do sofrimento pelo prazer no trabalho; 2) Comunicação e Criatividade - a necessidade de comunicação interpessoal entre os profissionais como forma de estímulo à criatividade; e 3) Teletrabalho e Jornalismo - a consciência das contribuições do teletrabalho e dos avanços tecnológicos em relação ao trabalho jornalístico e a inevitabilidade da sua adoção na medida em que evoluem. A primeira categoria deixa como principal mensagem o valor de seguir as aptidões pessoais na escolha profissional como um primeiro e essencial passo para fazer do trabalho uma atividade geradora de flow; a necessidade de cultivar relações interpessoais com os colegas de trabalho de forma a estimular a criatividade individual e coletiva é a ênfase da segunda categoria; e na terceira, fica realçado que, conquanto existam resistências quanto à adoção regular da modalidade doméstica do teletrabalho, é inegável a sua influência no aprimoramento da qualidade e produtividade do jornal enquanto produto e veículo de comunicação. Como um estudo exploratório, e, portanto, inicial, este estudo deixa, ainda, sugestões de novas pesquisas a fim de aprofundar o conhecimento quanto aos diversos mecanismos sociais que interferem na adoção de novas tecnologias da informação, principalmente no que diz respeito à nova organização e evolução do significado do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose of this dissertation was to analyse the impact of teleworking in a newspaper company on the journalists involved. To this end a qualitative case study was designed, using the analysis of thematic content approach, based on semi-structured interviews. The results fall into three distinct categories: 1) Work Flow - the importance of professional fulfilment as a means of achieving flow through counterbalancing suffering and satisfaction at work; 2) Communication and Creativity - the need for communication between professionals as a way of stimulating their individual creativity; and 3) Teleworking and Journalism - the awareness of the influence of teleworking and of technological advances on journalism itself and the inevitable adoption of such advances as they emerge. The key message arising from the first category is the importance of following ones individual aptitudes when choosing a career, as the first and essential step in turning work into a generator of flow; the emphasis in the second category is the necessity of cultivating good interpersonal relationships with work colleagues as a way of stimulating individual and group creativity; and the third category tells us that although there is resistance to adopting teleworking, one cannot deny that it can lead to a more productive company and to a higher quality newspaper, both as a product and as a vehicle of communication. Being exploratory in nature, this study suggests various new lines of research. One aim would be to achieve a deeper understanding of various social mechanisms which influence the adoption of new forms of information technology, in particular those concerning the new organisation and evolution of the significance of work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectSatisfacao : Trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho : Prazerpt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectEmpresa jornalísticapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectTecnologia : Servicospt_BR
dc.titleAnálise do impacto do teletrabalho em uma empresa jornalísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000319838pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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